O jovem craque brasileiro Neymar, estrela do Santos, foi eleito o melhor jogador da América na pesquisa anual do jornal uruguaio El País, que também apontou o uruguaio Oscar Tabárez, treinador da seleção de seu país, como o melhor técnico do continente.
Com a manchete "Reymar", o jornal afirma que o brasileiro obteve um feito na história da pesquisa: venceu com um apoio incomparável.
"Neymar teve um ano brilhante, conquistando a Copa Libertadores com o Santos e jogando um futebol que assombrou o mundo e que lhe abriu as portas das melhores equipes, que se matam para contratá-lo", afirma o jornal.
No total, 247 jornalistas de 19 países votaram na pesquisa. Neymar superou o chileno Eduardo Vargas (Universidad de Chile) na sondagem.
Na 26ª edição da pesquisa, o astro do Santos recebeu 130 votos, 60 a mais que Vargas.
Em terceiro lugar ficou o companheiro de Neymar no Santos Paulo Henrique Ganso, com 33 votos. Completam a lista de mais votados o uruguaio Egidio Arévalo Ríos, o veterano argentino Rolando Schiavi, o equatoriano Néicer Reasco e o argentino Clemente Rodríguez.
Neymar se tornou assim o jogador com o maior número de votos na história da pesquisa, superando a marca do argentino Juan Sebastián Verón - vencedor duas vezes -, que em 2009 recebeu 109 votos.
Há 11 anos um jogador brasileiro não vencia a pesquisa do El País, que ano passado teve o argentino Andrés D'Alessandro (Internacional) como vencedor.