29 outubro 2010

Papa defende a vida.


Em pronunciamento publicado pelo Vaticano nesta quinta-feira, o Papa Bento XVI condenou o aborto e pediu a bispos do Brasil que orientem politicamente seus fiéis. Ele afirmou que católicos devem "usar o próprio voto para a promoção do bem comum”.A declaração deve ter caído como uma bomba no QG da campanha de Dilma Rousseff, pois desmonta o discurso que vinha utilizando para atacar o candidato, José Serra. Ainda no primeiro turno, padres católicos e bispos da CNBB se posicionaram contra o voto em Dilma. Eles alegam que a candidata se "posicionou contra a vida ao defender a descriminalização do aborto" em diversas ocasiões, inclusive numa sabatina realizada pela Folha de SP que foi gravada em vídeo amplamente divulgado na Internet. Dilma também apoiou o PNDH3, o plano assinado pelo governo do PT  que  previa a legalização do aborto. Quando percebeu que a defesa do aborto lhe tirava votos, Dilma disse ter mudado de ideia. E a cada dia passou a ter uma posição sobre o aborto. Diferente do cristão José Serra que, como o Papa, é e sempre foi contra o aborto e a favor da vida.

Bacharel de Direito quem é? Saiba o que disse a Enquete que fomentamos!

O bacharel de direito é aquele que estudou o curso de direito e o concluiu. A partir do término do seu curso, o objetivo de muitos é fazer as provas da OAB para tornar-se um advogado (caso passe). Mas para outros depois de formado vão em busca de concursos públicos para delegado de polícia e etc. Nesse momento o que está em questão é: Pode o bacharel de direito advogar como estagiário sem passar nas provas da OAB? Fizemos uma Enquete para os interessados votar e veja o que aconteceu na votação: 80% dos votantes optaram pelos SIM entendendo que o Bacharel de Direito pode advogar como estagiário. Nada mais é que trabalhar como advogado, só que, como estagiário e não como um profissional da advocacia. O resultado NÃO, teve apenas 17%. Fizemos essa enquente porque o Congresso Nacional está com essa proposta e levando em questão o bacharel de direito poder exercer a função de advogado estagiário. Essa atitude do Congresso felicita a todos os estudantes porque muitos quando formados não fazem nada e agora poderão execer a advocacia paralelamente.

28 outubro 2010

STJ abre inscrições para processo seletivo de estágio remunerado


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou edital para processo seletivo de estágio remunerado destinado a estudantes de nível médio e superior. As inscrições para participar da seleção serão realizadas, exclusivamente, no site do CIEE (www.ciee.org.br), no período de 29 de outubro a 9 de novembro. As provas serão aplicadas no auditório do STJ, nos dias 16 e 18 de novembro. O horário será definido no momento da inscrição.
O cadastro de reserva será formado por estudantes do ensino médio e de nível superior, para os cursos de Arquivologia, iblioteconomia, Direito, Desenho Industrial e Secretariado Executivo. O estudante do ensino médio deve estar regularmente matriculado, comprovar sua freqüência no curso e deve cursar o 1º ano. Além disso, é preciso ter pelo menos 16 anos na data de início do estágio. Aqueles que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem estar no 1º semestre do 3º segmento ou etapa equivalente. Nestes casos, o horário dos estudos deve ser, necessariamente, o noturno.(Diário de Notícias 4796)

Ophir diz que programa de atualização profissional revolucionará a advocacia


“Um projeto que vai revolucionar a relação da OAB, por meio de suas escolas, com a advocacia brasileira”. Dessa forma o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, classificou o Programa Nacional de Educação Continuada para a advocacia por meio de cursos telepresenciais, lançado na noite da terça-feira. O projeto, conduzido pela Escola Nacional da Advocacia (ENA) e as Escolas Superiores de Advocacia, passa a oferecer cursos telepresenciais em Direito com aulas reproduzidas via satélite para 179 salas de aula. O objetivo maior é levar atualização profissional aos advogados de todo o país. “Queremos, por meio da educação continuada e da virtualização, chegar aos rincões de todo o Brasil onde haja advogados”, afirmou o presidente da OAB. Ophir participou da aula inaugural do programa, na noite da terça-feira, juntamente com os diretores da OAB Nacional. A expectativa é que, até o final do ano, o programa de educação atinja 200 salas de aula em todo o Brasil, permitindo que advogados de todo o país recebam informações com atualizações da doutrina, jurisprudência e na legislação. A aula inaugural, sobre “Processo civil: presente e perspectivas futuras”, foi ministrada, a partir de São Paulo, pelo professor Fred Didier. Também estiveram presentes ao lançamento o diretor-geral da ENA, Manoel Bonfim Furtado Correia, e o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Fábio Figueira. Segundo Ophir Cavalcante, o lançamento das aulas telepresenciais é um momento importantíssimo para a advocacia, uma vez que, a partir delas, a OAB proporciona a igualdade de oportunidades para os advogados do Brasil a partir da atualização profissional. “Só poderemos ter igualdade na advocacia se houver acesso igual às oportunidades. Esse projeto proporciona isso: uma forma direta de chegar ao advogado com todas as novidades que estão postas nos grandes centros”. O projeto, ainda segundo Ophir, propicia que profissionais do interior do país tenham a oportunidade de acesso às mais recentes modificações na lei e atualizações da doutrina e jurisprudência. “É um projeto audacioso, que quebra todos os paradigmas, tendo como objetivo a unidade da advocacia brasileira a partir da qualificação profissional para o exercício da profissão”. De agora em diante, serão oferecidos cursos telepresenciais praticamente todas as semanas. (Diário de Notícias 4796)

Para analistas, economia mudaria mais com Serra

Uma eventual vitória do candidato tucano à Presidência, José Serra, tem mais chances de provocar mudanças no atual modelo macroeconômico do que a manutenção do PT no poder, caso Dilma Rousseff se eleja. Na verdade, não se deve esperar alterações drásticas de nenhum dos dois potenciais presidentes. Assessores de ambos, como os economistas Geraldo Biasoto Junior (de Serra) e Nelson Barbosa (de Dilma), têm deixado claro que não há nada para colocar no lugar do tripé câmbio flutuante, superávit primário e metas de inflação. Biasoto, porém, tem fortes críticas à forma como o arranjo macroeconômico vem funcionando. Diretor executivo da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), de São Paulo, e assessor do programa de governo de Serra, ele diz que “falta, no caso das metas da inflação, o resto da política econômica, os outros instrumentos - crédito, preços macroeconômicos como energia elétrica e combustíveis -, e um Banco Central menos passivo no câmbio”. Na questão cambial, Biasoto considera que “existe hoje uma passividade que não se encontra em lugar nenhum do mundo”. Ele afirma que os BCs em geral “estão o dia inteiro no mercado cambial”, enquanto no Brasil “no final do dia ele compra as sobras de mercado e ponto final”. Para o economista, essa falta de um BC mais ativo no câmbio, aliada à alta liquidez internacional, permite que os participantes do mercado formem um consenso em torno da valorização do real. Segundo o economista, a ideia de Serra é de um Banco Central que “vai entrar no mercado de câmbio formando taxa fundo com o mercado, assim como forma taxa de juros”. Biasoto também bate na tecla de que há hoje uma desconexão entre o Ministério da Fazenda e o Banco Central, tanto em termos de política cambial como fiscal. No primeiro caso, “quando a Fazenda olha e vê um BC que não faz nada, ela inventa um outro BC, faz o Fundo Soberano, sai comprando dólares quatro anos antes de precisar remeter para pagamento de dívida, cria IOF, etc”. Já no lado fiscal, ele se recorda do início do ano, quando a Fazenda mantinha a política de incentivos fiscais, o BNDES expandia crédito (financiado com recursos do Tesouro), o Banco do Brasil e a Caixa davam crédito “a rodo” e, enquanto isso, “o BC decidia se ia elevar a Selic em 2% ou 3%”. Todos esses comentários de Biasoto apontam para uma “harmonia” entre Fazenda e o BC, algo que não parece trivial caso um dos dois não tenha ascendência sobre o outro. O mais plausível, nesse caso, é o que vigorava em muitos países antes da onda de disseminação do conceito de Banco Central autônomo na década de 90: um arranjo em que o BC integra-se à Fazenda. (Diátrio de Notícias)

Petrobras comunica nova descoberta de petróleo na Bacia Sergipe-Alagoas


A Petrobras informou ontem que encontrou petróleo no primeiro poço perfurado em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe- Alagoas. De acordo com a estatal, o petróleo é de qualidade semelhante ao encontrado nas águas profundas da Bacia de Campos. “Foi confirmada a existência de grandes acumulações nas porções mais distantes dessa bacia, com volumes superiores àqueles encontrados nos campos de Guaricema e Dourado, em águas rasas. Dados obtidos nos testes indicam a presença de petróleo leve”, diz a nota da Petrobrás. Segundo a estatal, as informações obtidas até agora do poço “são suficientes para atestar a descoberta de uma nova província petrolífera na Bacia Sergipe-Alagoas”. A área é explorada pelo consórcio formado pela Petrobrás (com 60%) e IBV Brasil (40%), que, segundo a Petrobras, dará continuidade às atividades e aos investimentos, com a perfuração de outros poços pioneiros e a elaboração de um plano de avaliação de descoberta, ainda a ser definido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Diário de Notícias 4796.

Bin Laden ameaça França em nova mensagem de áudio


Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda, justificou o sequestro de cinco cidadãos franceses no Níger no mês passado como o resultado das injustiças da França contra os muçulmanos que vivem no país e alertou que os sequestros irão continuar. Em uma nova gravação de áudio, cuja autoria é atribuída a Bin Laden e que foi divulgada pela Al Jazeera ontem, o líder apelou ao povo da França para parar de “intervir nos assuntos dos muçulmanos no norte e no oeste da África”. “O tema do meu discurso é a razão pela qual a segurança está sendo ameaçada e seus filhos sendo tomados como reféns”, disse o líder da Al-Qaeda. “O sequestro de seus especialistas no Níger, enquanto eles estavam sendo protegidos pelo seu representante no país, é uma reação à injustiça que vocês estão praticando contra a nossa nação muçulmana”. “Como poderia ser justo que vocês intervenham nos assuntos dos muçulmanos, no norte e no oeste da África em particular, coloquem os seus agentes contra nós e tomem muito da nossa riqueza em negócios suspeitos, enquanto nosso povo sofre várias formas de pobreza e desespero?”, questionou Osama Bin Laden. A célula da Al-Qaeda no norte da África reivindicou a responsabilidade pelo sequestro de cinco cidadãos franceses em setembro, juntamente com outros dois cidadãos de Madagascar e de Togo. A Al-Qaeda divulgou fotos do grupo no final do mês passado, mostrando os reféns sentados na areia com vários homens armados vestindo roupas de beduínos atrás deles. Os reféns estão supostamente sendo mantidos em uma região montanhosa no noroeste de Mali. Autoridades francesas afirmam não ter recebido qualquer exigência da Al-Qaeda no Magreb Islâmico, o grupo que realizou o sequestro. Os reféns são funcionários de duas empresas francesas, a Areva e a Vinci, que fazem negócios na cidade mineira de Arlit, no Níger. Bin Laden também usou a gravação para criticar o plano da França de proibir o uso de véus que cobrem todo o rosto em público - uma lei que deve ser implementada no próximo ano. “Se você injustamente pensa que é seu direito impedir que as mulheres muçulmanas livres usem o véu que cobre o rosto, então não é nosso direito expulsar os seus homens invasores e cortar seus pescoços?”, questiona o líder da Al-Qaeda. Bin Laden também usou a mensagem para estimular a França a se retirar do Afeganistão, chamando a situação de uma guerra injusta - e prometeu mais seqüestros se suas advertências não forem ouvidas. “A equação é muito simples e clara: se você matar, você vai ser morto, se você toma os outros como reféns, você será feito refém, se você destrói a nossa segurança, nós vamos destruir a sua segurança”, disse Bin Laden. O paradeiro de Osama Bin Laden é desconhecido, mas em agosto, o general David Petraeus, o comandante dos EUA no Afeganistão, disse que ele está “muito enterrado” nas remotas montanhas entre o Afeganistão e o Paquistão e que capturá-lo continua sendo uma tarefa chave. Bin Laden é o homem mais procurado do mundo. Os EUA oferecem recompensa de até US$ 25 milhões por informações que levem à sua captura.(Diário de Notícias 4796)

MP pode solicitar aos EUA quebra de sigilo bancário de membros da Igreja Universal

O Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo pode solicitar a quebra de sigilo bancário de membros da Igreja Universal do Reino de Deus em instituições financeiras norte-americanas, com base no Tratado de Assistência Legal Mútua entre Brasil e Estados Unidos. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, suspendeu os efeitos de sentença da Justiça paulista que impedia a solicitação das informações. A decisão do ministro Pargendler se deu ao analisar um agravo regimental (recurso interno) em suspensão de segurança. Ele reconsiderou decisão anterior que negava o pedido do MP. Ao reanalisar o caso, o ministro ponderou que a cooperação jurídica internacional, na modalidade auxílio direto, tem caráter de solicitação, de forma que seu atendimento ou não depende da legislação do Estado requerido. Como a solicitação do MP foi dirigida a autoridade dos Estados Unidos, o ministro Pargendler entendeu que “nada importa, para esse efeito, o que a legislação brasileira dispõe a respeito. As investigações solicitadas serão realizadas, ou não, nos termos da legislação daquele país”. O pedido de assistência legal aos Estados Unidos foi solicitado pelo Ministério Público no âmbito de um inquérito civil instaurado para apurar notícias de irregularidades praticadas por membros da Igreja Universal, como desvio de dinheiro da igreja para enriquecimento de particulares. Além de quebra de sigilo bancário de pessoas físicas e jurídicas, há também a solicitação de congelamento de bens. A igreja impetrou mandado de segurança contra ato do promotor Saad Mazlum. A juíza de primeiro grau concedeu a ordem para tornar nula a solicitação do MP, por entender que o pedido de quebra de sigilo bancário precisava de prévia autorização judicial no Brasil. O tribunal de Justiça paulista também entendeu ser necessário o cumprimento das formalidades de lei nacional para se obter informações bancárias, ainda que por meio de cooperação internacional.(Diário de Notícias 4796)

26 outubro 2010

Um absurdo, Correios fecham simplesmente quando falta energia!

As pessoas são as que pagam os impostos para se ter um bom atendimento e serem compreendidas. Em Laranjeiras acontece ao contrário, o atendimento não corresponde aos anseios da população. Ontem, dia 25, precisamente as 14:30 horas (horário de expediente) na frente dos Correios em Laranjeiras tinham umas dez pessoas fora esperando a energia chegar para entrar. Motivo: Estava fechado porque faltou energia! Isso é uma injustiça com a população laranjeirense! Claro que se tem serviços que dependem unicamente da energia, mas em outros casos não! Serviços como cartas e outros que não dependem de energia poderiam muito bem serem feitos. Não justifica a agencia em Laranjeiras estar fechada somente porque faltou energia eletrica. É preciso que os administradores dos correios reflitam e possam entender que a população merece respeito e deve ser atendida mesmo sem energia pelo menos passando informações. Uma pessoa chegou lá e perguntou ao seguraça se podia entregar um envelope e ele foi consultar a gerencia do correio local e, de volta, pediu o envelope e o dinheiro que ele mesmo fazia isso. Olha só, se podia receber o envelope (carta) por que não podia abrir as portas para o atendimento das demais pessoas pelo menos para esses serviços. Coisas de Laranjeiras e esperamos que isso possa não mais acontecer ou façam um reflexão se é certo o que estão fazendo.

25 outubro 2010

Coronel canadense pega prisão perpétua por mortes e estupros


A justiça canadense condenou na quinta-feira à prisão perpétua o coronel Russel Williams, ex-comandante da maior base aérea do país, pelas mortes de duas mulheres e agressões sexuais. O militar, 47 anos, foi considerado culpado de mais de 80 acusações, entre elas mortes com premeditação. Seu julgamento, iniciado na segunda feira, foi marcado por revelações sórdidas, em particular da violência cometida contra a militar Marie-France Comeau e contra Jessica Llyod, atos estes que foram filmados por ele. O coronel Russell Williams, que pilotou uma vez o avião que levava o primeiro-ministro do Canadá e também outras personalidades, como a família real britânica durante uma visita ao país, acatou as acusações do tribunal de Belleville, Ontario, sem demonstrar nenhuma emoção. Williams, 47 anos, comandava a base aérea mais importante do exército canadense, a de Trenton, em Ontário, 175 km a leste de Toronto. O coronel foi preso em fevereiro pelo desaparecimento e morte de Jessica Lloyd, de 27 anos, no final de janeiro em Ontário. O coronel aceitou as acusa acusações de ter entrado sem permissão nas casas de outras duas mulheres, das quais abusou sexualmente...
Williams tentou se suicidar na prisão em abril, iniciando logo depois uma greve de fome. Antes de ser nomeado chefe do esquadrão 437 de Trenton, há dois anos, o coronel Williams havia sido comandante de uma base canadense secreta no Oriente Médio utilizada para operações no Afeganistão. (Diário de Notícias 4793)

Eleitor precisa se dar conta que votar é coisa séria

Walter Ciglioni Quando um cidadão ainda sevê capaz de se revoltar com os abusos da classe política, a democracia, pra ele, ainda tem algum sentido. A revolta mantém acesa a chama da mudança. Mas pra onde um povo pode seguir se não apenas o que vê no retrovisor o envergonha, como o que se apresenta como possível futuro é motivo de piada? Infelizmente, é nessa encruzilhada que a propaganda política tem colocado o eleitor brasileiro, exibindo candidatos que poderiam estar em qualquer concurso de miss ou de humorista — mas por ora se mostram alheios ao compromisso público que a vida política exige. O eleitor que se cuide. Porque, dependendo da decisão tomada, não poderá confiar naqueles que foram escolhidos pra cuidar de todos nós. Há de se notar que, como eleitores, estamos mais conectados à informação. A internet nos municia em tempo real e a mobilização política nas redes sociais se tornou mais atrativa que a militância de rua. Mas ainda existe um Brasil profundo cujo voto passa muito ao largo da informação — deixase levar pela risonha e maquiada propaganda política, sobretudo da TV e do rádio, e ainda se vende por uma camiseta ou cesta básica. E mesmo os sujeitos mais bem informados, por irresponsabilidade, preguiça ou sob o argumento fácil do voto de protesto, podem ceder à perversa lógica do “quanto pior melhor” e catapultar aos postos de comando personagens politicamente obscuros. Eis que a tentação do voto feliz é cuidadosamente plantada. Marqueteiros de bolsos salivantes se esmeram em fazer jingles e criar personagens que abram o sorriso — e por que não, a gargalhada? — do eleitor. Mudar o resultado desse esforço muito bem pago depende de nós. De escolhermos para as assembléias e governos estaduais, o Congresso e o Palácio do Planalto os candidatos que estiverem mais bem preparados pra serem empregados do povo – e não os que saíram melhor na foto, criaram a música mais popular ou nos fizeram rir mais. Escolher um líder exige um segundo passo: cobrar o acordo assumido, em troca da confiança que depositamos nele. Por isso o voto não pode ser munição pra roleta russa. Em nossa missão eleitoral, o disparo impensado pode premiar a incompetência e fazer explodir a tragédia coletiva.

Nas campanhas de entidades do Judiciário brasileiro das quais participei nos últimos 20 anos, aprendi que a grandeza de um líder tem como base o compromisso. Os que o honraram são, hoje, respeitados, inspiram orgulho e ad- miração. Foram cobrados pelo que prometeram e corresponderam ao desafio. No Executivo e no Legislativo, não temos essa tradição de cobrança que há em entidades associativas e sindicais. Vale outra lógica perversa: a do coração que, para não sofrer, se recusa a ver, não se envolve, não exige. E assim vai escrevendo seu ensaio sobre a cegueira. Não foi essa a escrita que meus pais me legaram, tampouco a que desejo para o Brasil dos eleitores de hoje e amanhã. Não posso ensinar à minha filha menos do que me foi ensinado. Mas receio que, quando ela for eleitora, os bons líderes já não tenham mais voz para um povo que se esqueceu de refletir. Que sejamos um barco à deriva, empurrado pela inércia de não sabermos votar. Enquanto o eleitor não enxergar a fundo os dirigentes pra chamar de seus, enquanto não cobrar o acordo assumido e responder a ele, mais uma vez, com o voto, terá o povo o líder que sua própria falta de compromisso merecer. Rir diante da urna em 3 de outubro não vai ter graça nenhuma quando o futuro vier cobrar de nós a fatura da irresponsabilidade.
Walter Ciglioni é vice-presidente da Associação Paulista de Imprensa (API). (Diário de Notícias 4793)

22 outubro 2010

SERESTA neste Sábado, dia 23 a partir das 22 horas

Ex-candidato a deputado e filho de prefeita perde o equilíbrio!

O candidado a deputado estadual que levou mais de 3 mil votos em Laranjeiras, Alexandre Sobral, é filho da prefeita de Laranjeiras, Maria Ione Macedo Sobral. O mesmo fez uma passeio de barco pelo rio nas margens do município. Lá, curtindo, comeu e bebeu de acordo com que mandava a maré. Depois disso, resolveu ir para o centro da cidade, mas especificamente numa rua chamada Rua da Poeira. Em bar não quis os tiragosto por já ter consumido na maré e reclamou muito sobre a votação de que teve como candidato em Laranjeiras. "Chamou os eleitores de falso", segundo alguns comentário que rolam na cidade. O que é de se estranhar, é que o mesmo obtivera mais votos que o atual deputado Paulinho Filho e mesmo assim, chama o eleitor de falso. Segundo um morador, "ele desconhece o que mãe dele como prefeita, está fazendo em Laranjeiras. Foi o mais votado no local e ainda está achando ruim", afirma ainda dizendo que esperáva-se menos votos em virtude do péssimo governo de Ione Sobral e agora está chorando de barriga cheia. Os comentários dão conta ainda que Alexandre Sobral estava nas companhias de tres pessoas - também desequilibradas e ao consumirem bebidas alcoolicas o resultado não podia ser outro do acontecido. O ex-candidato perdeu o equilíbrio e aprotou. O povo é que precisa tomar vergonha na cara pois candidatos a deputados em Laranjeiras foi o que não faltou.

20 outubro 2010

Leia na íntegra a Carta de afastamento de Heloisa Helena da presidência do PSOL


 Heloísa Helena, vereadora por Maceió (AL), anunciou nesta quarta-feira (20) seu afastamento da presidência do PSOL e declarou "falta de identidade" com algumas posições do partido. Entretanto, ela afirma que continua como militante da legenda. 
A vereadora, que já disputou a presidência da República, apresenta divergências com a direção nacional do PSOL. Ela saiu derrotada nas urnas em 3 de outubro. Além disso, Heloísa Helena deixa claro na carta em que comunica o afastamento ser contra o apoio do PSOL à candidatura da petista Dilma Rousseff à Presidência.
A briga de Heloísa Helena com membros da executiva do partido teve início quando o PSOL decidiu lançar candidato próprio à Presidência, abdicando do possível apoio a Marina Silva (PV).
Diante do quadro, a vereadora decidiu apoiar a candidatura de Martiano Cavalcante, mas acabou abandonando uma assembleia realizada pelo partido, em junho, que ratificou a candidatura à presidência de Plínio de Arruda Sampaio. Heloísa disse que houve fraude na inscrição de delegados.
Candidata ao Senado, Heloísa não manifestou nenhum apoio à candidatura Plínio, apesar dos pedidos públicos feito pelo presidenciável. Durante a campanha ao Senado, Heloísa não comentou o assunto.
No lançamento de sua candidatura ao Senado, também em julho, Heloísa já dava pistas de que o racha com integrantes da direção nacional do partido era um caminho sem volta. “Objetivamente, a cota de sacrifício que poderia dar ao partido nacionalmente eu já dei, quando abri mão de um mandato, fui candidata à presidência e fui usada pelo PSOL. Agora é a vez de me dedicar ao povo de Alagoas”, disse, ao ser questionada se iria dar apoio a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio à Presidência.
Na primeira entrevista após as eleições e a derrota nas urnas (ela obteve 417.636 votos, ou 16,6% do total válido), Heloísa disse que pensa em abandonar a política. “Eu quero pensar [sobre o futuro]. Eu sei que a política é um bom meio de vida para quem é ladrão, mentiroso, vendido. Para quem não é, é uma tarefa difícil, difícil, difícil”, disse, respondendo, em seguida, que “obvio que eu penso [em deixar a política]”, afirmou no úlitmo dia cinco.
Veja abaixo a íntegra da nota:
"Comunicado de Afastamento da Presidência Nacional do PSOL
1. Agradeço a solidariedade de muitos diante da minha derrota ao Senado (escrevo na primeira pessoa pois sei, como em outras guerras ao longo da história já foi dito "A vitória tem muitos pais e mães, a derrota é orfã!").
Registro que enfrentei o mais sórdido conluio entre os que vivem nos esgotos do Palácio do Planalto - ostentando vulgarmente riquezas roubadas e poder - e a podridão criminosa da política alagoana. Sobre esse doloroso processo só me resta ostentar orgulhosamente as cicatrizes, os belos sinais sagrados dos que estiveram no campo de batalha sem conluio, sem covardia, sem rendição!
2. Comunico à Direção Nacional e Militância do PSOL a minha decisão de formalizar o que de fato já é uma realidade há meses, diante das alterações estatutárias promovidas pela maioria do DN me afastando das atribuições da Presidência. Como é de conhecimento de todas(os) fui eleita no II Congresso Nacional por uma Chapa Minoritária, composta majoritariamente pelo MES e Poder Popular (MTL), em um momento da vida partidária extremamente tumultuado que mais parecia a velha e cruel opção metodológica das lutas internas pelo aparato diante dos escombros de miserabilidade e indigência da nossa Classe Trabalhadora. Daí em diante o aprofundamento da desprezível carnificina política foi ora transparente ora dissimulado mas absolutamente claro!
Assim sendo, em respeito à nossa Militância e aos muitos Dirigentes que tanto admiro e por total falta de identidade com as posições assumidas nos últimos meses pela maioria das Instâncias Nacionais (culminando com o apoio a Candidatura de Dilma!) tenho clareza que melhor será para a organização e estruturação do Partido o meu afastamento e a minha permanência como Militante Fundadora do PSOL, sempre à disposição das nobres tarefas de organização das lutas do nosso querido povo brasileiro! Avante Camaradas!
Maceió, 19 de Outubro de 2010
Heloísa Helena"
*Com informações de Carlos Madeiro, em Maceió (Uol Notícias)

18 outubro 2010

Um pouco de cultura falando sobre a "Tropa de Elite 2"


Em “Tropa 2”, Nascimento continua osso duro de roer

Você pode tirar o capitão Nascimento do Bope (Batalhão de Operações Especiais), mas não pode tirar o Bope do Capitão Nascimento. Essa é a premissa de “Tropa de Elite 2”, que está em cartaz nos cinemas de todo o País. Trata-se do maior lançamento para um filme brasileiro até agora e promete, como o primeiro filme de 2007, ser uma das maiores bilheterias nacionais do ano, além de causar muita polêmica e até algum debate. A controvérsia do segundo filme segue de carona naquela causada pelo primeiro que, em 2008, levou o Urso de Ouro em Berlim. Há questionamentos sobre o papel do governo, da miséria e do tráfico na violência no Rio de Janeiro e no Brasil. Não por acaso, numa das cenas em que os personagens vão ao cinema, todos os filmes em cartaz são do diretor Costa-Gavras, presidente do júri de Berlim que consagrou o primeiro “Tropa de Elite”. O filme abre com um letreiro alertando o espectador que, “apesar das possíveis coincidências com a realidade, esta é uma obra de ficção”. Um toque de cinismo que parece dissolver-se ao longo das duas horas de boa e velha ultraviolência — que, em momentos catárticos, com jorros de sangue e profusão de cadáveres, parece materializar um desejo latente de parte da platéia. Nascimento (Wagner Moura, que acaba de ser premiado no Festival do Rio como melhor ator em “VIPs”) já não usa mais a farda preta do Bope. Sua roupa de trabalho em “Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora É Outro” passa a ser o terno e a gravata, quando é promovido ao posto de sub-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, numa manobra do governo populista. Como no filme original, uma narração em off reitera e explica tudo aquilo que é visto, num didatismo maçante, como se o diretor José Padilha não acreditasse apenas nas imagens e precisasse verbalizar a ação para que tudo fique bem claro. Especialmente nas primeiras cenas, quando introduz o ativista Diogo Fraga (Irandhir Santos, de “Quincas Berro D’água”), apresentado como um intelectual de esquerda, adorado pelos consumidores de maconha. A grande ironia é que a exmulher de Nascimento, vivida por Maria Ribeiro, é casada com Fraga — uma pessoa diametralmente oposta a Nascimento, que foi promovido a coronel. Mathias (André Ramiro), preparado por Nascimento para substituí-lo, traz a ideologia do Bope nas veias. Ele ignora a hierarquia, o que acaba causando um massacre em Bangu, dando início à trama do filme. As trajetórias de Nascimento e Fraga caminham para um encontro. Poderia ser a humanização do primeiro e o endurecimento do segundo. No entanto, o ativista, que logo é eleito deputado, sempre é tratado como um fraco diante das atitudes extremadas do coronel que, às vezes, lembra Rambo. Nascimento tenta não se curvar ao jogo político do governador e dos deputados que o usam como marionete. Mas seus métodos eficientes apesar de questionáveis, lhe dão notoriedade e legitimidade. “Se o eleitor estava dizendo que eu era herói, não ia ser o governador que ia dizer o contrário”, diz. Entram em cena, também, milícias criadas e sustentadas por policiais corruptos, que operam um esquema de segurança informal, tomando o lugar dos traficantes à custa de muito medo. Tudo isso é usado numa eleição, envolvendo governador e deputados. Parece sintomático, embora o diretor alegue que seja apenas uma coincidência a chegada do filme aos cinemas depois da reeleição de alguns governadores e às vésperas do segundo turno. No roteiro, assinado por Padilha e Bráulio Mantovani, surgem frases de efeito - como “faca na caveira e porrada na vagabundagem” ou “terrorista não é gente” — que saem da boca de um apresentador de TV espalhafatoso, enquanto Nascimento medita sobre os bastidores do poder e a corrupção.(Diário de Notícias 4789)

Regional da CNBB revê texto que divide católicos


Os bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne as 41 dioceses do Estado de São Paulo, vão rediscutir em assembleia, em Itaici, de sexta a domingo, a questão do aborto que vem dividindo os católicos na campanha eleitoral. O presidente do Regional Sul 1, d. Nelson Westrupp, bispo de Santo André, informou ontem, por intermédio de sua secretária, que desautorizou a divulgação de uma nota assinada por ele, em 26 de agosto, condenando o voto em candidatos favoráveis ao aborto. A nota tem a assinatura de mais dois bispos, d. Benedito Beni dos Santos e d. Airton José dos Santos, respectivamente vice-presidente e secretário-geral do Conselho Episcopal Regional Sul 1. D. Nelson esclarece que o apoio dado ao Apelo a todos os Brasileiros e Brasileiras, divulgado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1, foi uma decisão tomada no primeiro turno das eleições que deve ser reavaliada. Cópias do texto estão sendo distribuídas em paróquias de São Paulo e outros Estados. D. Demétrio Valentini, de Jales, informou que, na véspera das eleições, padres de sua diocese foram procurados por pessoas que se apresentavam como militantes de movimentos católicos e pediam que cópias da nota do Regional Sul 1 fossem distribuídas nas igrejas. “Numa paróquia de Fernandópolis, essas pessoas diziam ser membros da Renovação Carismática de Votuporanga”, disse o bispo. Em carta do dia 12 dirigida aos colegas de episcopado, o bispo de Guarulhos, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, justificou a orientação que deu a seus diocesanos para não votarem em Dilma Rousseff nem em qualquer candidato do PT, por serem a favor da legalização do aborto. No texto, o bispo se queixa de d. Demétrio e promete recorrer ao papa Bento XVI contra ele. D. Demétrio, segundo o bispo de Guarulhos, tem posição a favor de Lula e o atacou em entrevistas à imprensa. “Mantenho minha posição contra Dilma, porque ela já mudou de opinião três vezes e agora se faz de santinha para dizer que é contra o aborto”, disse d. Luiz Gonzaga. O bispo informou que, depois de ter enviado a carta ao episcopado paulista, só vai se manifestar no encontro se provocado.(Diário de Notícias 4789)

16 outubro 2010

Acidentes vem acontecendo constantemente e autoridades já foram avisadas

A Associação do Povoado Machado e Bairro Tramandaí já solicitou a Prefeitura  de Laranjeiras e ao DER-SE, para que façam a implantação de tres quebra-molas entre a entrada do Povoado Machado, um na proximidade da entrada do Hospital São João de Deus, e um a 100 metros do Posto de combustível que neste local possui. O pedido não teve resposta e os acidentes vêm acontecendo frequentemente.  "Enviamos para o presidente do DER-SE um e-mail seguindo um novo ofício mas também ainda não obtivemos resposta", fala o presidente da Associação. Ele acrescenta há meses vem fazendo a cobrança e durante esses meses em que reivindicam os quebra-molas não obtiveram respostas e os acidentes vem acontecem como foi o caso de um hoje pela madrugada. Um carro se chocou embaixo de uma carreta. Outros casso vem acontecendo tais como atropelamentos com animais e por sorte ainda não teve com pessoas. Os veiculos principalmente os maiores trafegam nessas área em alta velocidade por ter uma estrada boa, mas esquecem  que essa mesma estrada trafegam crianças para as escolas do Machado, Rua da Palha e muitas pessoas para o Hospital. "Vamos torcer que os órgãos responsável tomem providências. Será preciso morrer algém para que "eles" resolvam o problema", finaliza.

14 outubro 2010

Parabéns professor. Hoje é seu dia. 15 de outubro

O dia do professor é comemorado em 15 de outubro.
Esse profissional, durante seu período de formação, passa a desenvolver algumas habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.
A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
A estrutura da educação no Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos temos as creches ou berçários; de 3 a 5 anos a fase de educação infantil, de 6 a 10 anos o ensino fundamental I; de 11 a 14 anos o ensino fundamental II; e de 15 a 17 anos o ensino médio. Após a etapa do vestibular e com a aprovação no mesmo, o período de graduação.
Podemos ver que os professores são muito importantes para a vida de todos, pois passam por todo o período escolar, por longos anos. Por isso, deveriam ser mais bem remunerados e ter seu trabalho melhor reconhecido.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Brasil tem mais faculdades de Direito do que todo o mundo

O Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países no mundo, juntos. Existem 1.240 cursos superiores para a formação de advogados em território nacional enquanto no resto do planeta a soma chega a 1.100 universidades. Os números foram informados por Jefferson Kravchychyn, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Temos 1.240 faculdades de direito. No restante do mundo, incluindo China, Estados Unidos, Europa e África, temos 1.100 cursos, segundo os últimos dados que tivemos acesso”, disse o conselheiro do CNJ. Segundo ele, sem o exame de ordem, prova obrigatória para o ingresso no mercado jurídico, o número de advogados no País – que está próximo dos 800 mil—seria muito maior. “Se não tivéssemos a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teríamos um número maior de advogados do que todo o mundo. Temos um estoque de mais de 3 milhões de bacharéis que não estão inscritos na ordem”, afirmou Kravchychyn. Na opinião do conselheiro do CNJ, as faculdades de Direito no Brasil deixam a desejar. “Temos mais de 4 milhões de estudantes que estudam em faculdades que não ensinam mediação, arbitragem, conciliação. Ou seja, temos um espírito litigioso. Tudo eu quero litigar [discutir]. Isso é da formação da própria faculdade”, comentou o conselheiro, que citou, ainda, o perfil do brasileiro que entra com ações na Justiça. “Não quero criticar o advogado, mesmo porque sou um. Mas precisamos mudar a consciência social sobre brigas no judiciário. Como todo mundo tem um advogado ou bacharel em direito na família, ou conhecido, qualquer coisa é motivo para entrar na Justiça”, finalizou. (Diário de Notícias 4788)

13 outubro 2010

Dilma cai e Serra lidera em quase todo Brasil!

A pesquisa Datafolha divulgada no dia 10, que mostra uma diferença de sete pontos percentuais entre a candidata petista, Dilma Rousseff, e o tucano José Serra foi recebida como um sinal de alerta no Palácio do Planalto. É que esse sinal mostra uma possível arrumação de malas dos gestores atuais. Isso porque a distância entre os dois presidenciáveis já está longe da zona de conforto para os petistas. De forma reservada, a cúpula da campanha petista reconheceu que é preciso entender alguns recados dos números. Chamou atenção o fato de Serra ter herdado a maior parte dos votos da candidata derrotada do PV, Marina Silva. Além disso, a pesquisa apontou uma queda de cinco pontos percentuais na diferença entre Dilma e o tucano no segundo turno, em comparação com a simulação anterior feita pelo Datafolha. Outra preocupação entre integrantes da campanha foi o empate e até mesmo ligeira vantagem de Serra nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Mesmo assim, foi recebida com alívio a manutenção da grande vantagem de Dilma no Nordeste e entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos e com ensino fundamental. Segundo um coordenador da campanha, isso garante uma espécie de "colchão de votos" para compensar o crescimento de Serra em outras regiões. O temor na cúpula petista é que essa mudança no voto do chamado formador de opinião possa contaminar a eleição nas próximas três semanas.
A campanha de Dilma considera esta semana fundamental. Depois de uma primeira semana de agenda negativa, com forte abatimento por causa do resultado do primeiro turno e com a polêmica sobre o aborto, a expectativa é de que Dilma reverta o quadro.
Por tanto, Dilma usa os programas de mídias gratuitas e pagas para fazer com que suas explicações possam fazer mudanças no tocante ao que andou falando sobre o abordo sobre o anuncio que rola na internet de que ela no primeiro turno disse que "nem Deus tomaria essa eleição..." Agora quer envolver os envangélicos dizendo ser a boazinha"

Desconfiei que algo semelhante havia acontecido desde o debate na Band. Somente um empate e a continua crescente do candidato tucano explicariam a agressividade da candidata petista, a Dilma Rousseff. Ela, que estava em uma onda paz e amor, surpreendentemente subiu no tamanco da arrogância e foi para cima do José Serra armada de boatos e das mais baixas calúnias, chegando inclusive a citar a ex-primeira dama de São Paulo, a chilena Monica Serra. Pois então, andei investigamento e parece que é isso mesmo. Segundo Lauro Jardim e outras fontes, o tracking (pesquisa interna feita por partidos) do PSDB e do PT indicam um incrivel crescimento de José Serra e ambos já estão empatados. O temor é que, caso o empate se configure já na próxima pesquisa, a eleição seja ganha pelo candidato tucano. Aos que não sabem, o tracking sempre tem aproximadamente uma semana de vantagem em porcentagens do que a campanha tradicional. O sentimento dentro do PSDB e sua militância é de vitória, afinal o sucesso nunca esteve tão próximo. Já no PT a situação é outra. A militância abateu-se e a crise instaurou dentro do partido, com diversos dedos apontando para Dilma e a alta cúpula, pois a candidatura da colega da Erenice foi imposta goela abaixo da militância. Agora é esperar para ver.(Censurado)



11 outubro 2010

Enquete diz não ao feriado nos dias de jogos da Seleção Brasileira

Mais de um mês deixamos uma Enquete para os internautas votarem no tema "Você concorda que no dia dos Jogos da Seleção Brasileira seja um feriado nacional? Como resposta obtivemos um resultado diferenciado: Sim 33% e Não 66%. Em outras palavras o trabalhador não quer tanto feriado como se tem no país.

Lambe sujo em Laranjeiras foi mais participativo com menos vandalismo

A cidade de Laranjeiras comemorou ontem, dia 10, uma das melhores festas populares que se tem no município. Trata-se do Lambe-sujo, uma aglomeração de pessoas pintadas nas cores preta e vermelha. "A cidade de Laranjeiras, situada no Vale do Cotinguiba, era um imenso canavial e durante muito tempo a cana-de-açúcar representou seu principal ciclo econômico. Com os engenhos, chegaram os escravos e as igrejas, com suas irmandades e festas. A cidade possui 16 igrejas católicas e se orgulha de ter sediado o primeiro templo protestante de Sergipe, a Igreja Presbiteriana, fundada em 1884. Laranjeiras é o maior pólo folclórico do Estado de Sergipe. É no ciclo de natal, especialmente na Festa dos Santos Reis, que a tradição laranjeirense toma as ruas da cidade. As Taieiras rezam na Igreja de São Benedito, o santo preto e em seguida saem pelas ruas da cidade acompanhadas pelos Cacumbis, Reisados, Chegança, Congada, São Gonçalo, Caboclinhos e os Lambe - Sujo. A 'Festa do Lambe Sujo x Caboclinhos' conta a história dos escravos africanos e como suas fugas e artifícios confundiam os capitães-do-mato. O próprio termo 'Lambe Sujo' vem da camuflagem que os escravos aplicavam sobre o corpo para facilitar sua fuga. A luta entre estes e os índios, devido à instalação dos quilombos em territórios dos 'caboclinhos', e o conflito são encenados durante as festividades. Essa festa acontece todos os anos..." (overmundo.com.br). Mas acontece que ela (a festa mais popular de Laranjeiras) esse ano a principal atração foi público mais lotado de criança e adolescentes - que envadiram toda movimentação festiva dos Lambe-sujo e Caboclinhos. Foi uma "epidemia"! Mesmo assim, como em todos os anos tem, esse também teve, e logo cedo houve a notícia de que uma pessoa teria sido esfaqueada e durante o dia notícias de que houve tiros. Não é de se estranhar essa situação nessa festa mesmo porque ela é regada de muita melação onde as pessoas para perder a vergonha de participar e ficar embasado no clima da festa consomem muita bebida alcoolica e outras drogas. Mas o bom é que foi cmo mais participação juvenil e menos vandalismos referindo-se as demais já realizadas na Cidade.

08 outubro 2010

Associação do Povoado Machado realizará o Dia das Crianças

No dia 12 onde é comemorado o Dia das Crianças, a Associação do Povoado Machado, em Laranjeiras - SE, realizará um evento festivo onde fará entrega de brinquedos a mais de 200 crianças do local. A festa será realizada no dia 12, terça-feira, a partir das 15 horas na Sede da Associação e terá uma sequencia de atividades para gerar lazer a criançada. O presidente Carlos Alberto cita que bsucou parcerias junto a Cimesa e outras empresas para conseguir os brinquedos e outras atrações. Veja o que acontecerá no dia 12:
1. Momentos festivos (lazer), 2. Som Musical (Melhor dancarino(a), 3. Perguntas e Respostas (escolar), 4. Gincana (corrida de saco, quebra-pote e etc..), 5. Apresentação de Grupos de Danças mirim (coreografia), 6. Entrega dos Presentes.

Tiririca tem até dia 14 para apresentar defesa

Tiririca, o palhaço que 1.353.820 brasileiros elegeram deputado federal, foi citado para apresentar defesa preliminar dia 14 à Justiça Eleitoral no processo em que é acusado de crime de falsidade ideológica. A informação é do Ministério Público. Na audiência, marcada pelo juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, da 1.ª Zona Eleitoral de São Paulo, Tiririca terá de colher material gráfico para confronto com a declaração que ele diz ter feito de punho próprio na qual afirma ser alfabetizado.
Nascido Francisco Everardo Oliveira Silva, Tiririca é alvo de denúncia do promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes. “Eu não tenho nada contra o sr. Tiririca, mas contra o estelionato eleitoral que marca o episódio. A Constituição, artigo 14, parágrafo 4.º, é categórica: analfabeto é inelegível.” Para o promotor, “foi uma fraude a propaganda eleitoral que elegeu um personagem que ridiculariza a democracia e o Legislativo”. “Ele jamais se sentará como personagem na Câmara, mas como Everardo.” O promotor repudia a hipótese de Tiririca - ao final da demanda nas instâncias superiores da Justiça - receber o diploma com base no argumento da “vontade popular”, muitas vezes usado por magistrados. “Eu tenho muito medo que transformem a Constituição num pedaço de papel”, alerta Lopes. Para ele, “1,3 milhão de votos não são capazes de revogar a Constituição”. O promotor alerta. “Todos nós, Ministério Público e Judiciário de todos os níveis, somos os responsáveis. A gente começa a relativizar essas garantias e daí a pouco a Constituição estará em frangalhos.”
A estratégia do representante do Ministério Público ao requerer o exame grafotécnico é verificar se de fato Tiririca redigiu a declaração manuscrita entregue à Justiça Eleitoral para registro de sua candidatura. A atuação de Lopes se restringe à esfera criminal. Eventual pedido de anulação do registro ou cassação de diplomação é de competência da Procuradoria Regional Eleitoral, a quem foi encaminhada cópia do laudo do Instituto de Criminalística (IC) da Secretaria de Segurança Pública. Peritos do IC concluíram que “o autor dos manuscritos examinados possui uma habilidade gráfica maior do que aquela que ele objetivou registrar ao longo do texto da declaração”. (Diário de Notícias 4787)

07 outubro 2010

Constituição chega aos 22 anos com mais de 4 mil ações propostas

Segundo as estatísticas do Supremo Tribunal Federal, entre outubro de 1988 e setembro de 2010, o Tribunal recebeu 213 Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), 24 Ações Declaratórias de Constitucionalidade e 4.467 Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI). Ao todo foram apresentadas 4.704 ações demandando o controle de constitucionalidade, função precípua do STF segundo a própria Constituição Federal do Brasil. Promulgada há exatos 22 anos e chamada de Constituição Cidadã em razão de seu caráter amplo e democrático, a Carta Magna de 1988 priorizou os direitos e garantias fundamentais do cidadão. O legislador constituinte preocupou-se em defini-los logo de início, no artigo 5º, antes mesmo de explicitar a estrutura e a organização do Estado. Desde a promulgação da Constituição, o controle da adequação da legislação infraconstitucional aos princípios constitucionais vem sendo exercido pelo Supremo são (ADO). O STF recebeu oito dessas ações, que têm o objetivo de questionar a omissão dos órgãos competentes na concretização de determinada norma constitucional. Essas ações são os instrumentos do chamado controle concentrado, que buscam fazer cumprir o que está na Constituição ou evitar seu descumprimento. Esses processos são regidos pelas leis 9.868 e 9.882 – ambas de 1999, e servem para contestar uma lei ou ato normativo considerado em conflito com a Constituição Federal. O ajuizamento dessas ações no Supremo Tribunal Federal é restrito. De acordo com o artigo 103 da CF/88, somente algumas autoridades e entidades têm legitimidade para questionar, por meio de ADI, uma norma que estaria em confronto com o texto constitucional. São elas: o Presidente da República; a Mesa do Senado Federal; a Mesa da Câmara dos Deputados; a Mesa de Assembléia Legislativa ou a Mesa da Câmara Legislativa do Distrito Federal; o governador de estado ou o governador do Distrito Federal; o procurador-geral da República; o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; partido político com representação no Congresso Nacional; confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional Do total de 4,4 mil ADIs propostas no STF, 3.409 delas foram apresentadas por parte considerada legítima. São 869 as ajuizadas por confederação ou entidade de classe em âmbito nacional; 168 pelo Conselho Federal da OAB; 960 por governador de estado; 39 por Mesa de Assembleia Legislativa; 1 pela Mesa do Senado Federal; 619 por partidos políticos; 7 pelo Presidente da República; 746 pelo procurador-geral da República. Outras 841 tiveram o trâmite encerrado antes do ano 2000 e 217 foram apresentadas por partes não legitimadas para a proposição de ações constitucionais. (Diário de Notícias 4786)

06 outubro 2010

Veja essa aí: ex-Pestista apoiando Serra

Ex-petista declara apoio a Serra e diz que PT relativizar aborto é 'maluquice'
Suspenso do PT, em 2009, por militar radicalmente contra o aborto e ir de encontro a uma resolução do congresso nacional do partido de 2007, o deputado federal Luiz Bassuma (agora no PV) diz que foi punido pela "unanimidade" do partido, e que a intenção de relativizar a posição do PT com relação ao tema, hoje, é "maluquice". Junto com Bassuma, foi punido pela mesma defesa "pró-vida" o deputado Henrique Afonso (PV).
Bassuma afirma que a candidata Dilma Rousseff (PT) demonstra uma "mudança eleitoreira" e diz apoiar o candidato José Serra (PSDB) no segundo turno.
FOLHA - Por que o sr. saiu do PT?
LUIZ BASSUMA - Só em 2007, o PT fecha questão a favor da descriminalização do aborto. Eu já tinha militância nessa questão há muito anos, é uma questão filosófica e religiosa na minha vida. E eu me neguei a cumprir essa resolução. O estatuto do PT diz: por questões filosóficas, religiosas, éticas e de foro íntimo, nenhum filiado poderá ser punido. O PT quis me enquadrar. O último governo quis legalizar o aborto duas vezes e não conseguiu, nós conseguimos impedir.
O sr. diz o governo Lula?
O Lula. Aí, em 2009, o PT resolve me punir com um ano de suspensão.
Isso porque o sr. era contra o aborto?
Se eu ficasse caladinho, poderia ter ficado no PT até hoje. Eles não queriam que eu liderasse o movimento. Era porque eu defendia a vida, era contra o aborto.
O PT demonstra estar revendo essa defesa. Como o sr. vê isso?
Eles me puniram por unanimidade, o diretório nacional todo, incluindo o José Eduardo [Cardozo, coordenador da campanha de Dilma], o atual presidente do PT [José Eduardo Dutra]. E Dilma era chefe da Casa Civil. Você acha que é brincadeira? O governo tinha interesse em aprovar isso [o aborto], tentou. Relativizar agora é uma maluquice.
E o sr. pensa em voltar ao PT?
Nunca, estou declarando apoio público ao Serra. O ideal seria a Marina [Silva, PV]. Não foi possível o melhor, tem que evitar o pior. E o pior para o Brasil é Dilma, por razões políticas e, no meu caso pessoal, por essa razão em defesa da vida.
O sr. acha que ela é a favor do aborto?
A vida dela toda, tem declarações dela no passado. A visão de mundo dela é essa. Se ela quiser mudar agora, vai ser uma mudança eleitoreira, para ganhar a eleição.
Fonte: Folha.com

04 outubro 2010

Resultado da eleição em Laranjeiras preocupa!

Em Laranjeiras o clima foi bom. Não preocupou tanto a polícia como antes e o que foi melhor, o eleitor trafegava a cidade sem a perseguição da boca de urna. Mas isso se deu em virtude da ação preventiva da justiça que mobilizou (sem necessidade) um grande pelotão da polícia. Até parece que todos que iam votar já tinha convicção do resultado final dessa eleição. E não deu outra, Deda ganhou em primeiro turno - que já era esperado e para presidente, a dúvida parecia grande quando o assunto era 2º turno. Mas a maior preocupação ficou por conta dos votos obtidos para os candidatos Alexandre Sobral - filho da prefeita Maria Ione Sobral e Paulinho da Varzinhas Filho - filho do ex-prefeito Paulo Hagenbeck. Parece que o povo não queria mesmo era votar neles dois embora a propaganda e o grande recursos financeiro de ambos ultrapassasse o limite. Se não se cuidam o candidato Adelson Barreto ultrapassava os dois de Laranjeiras. Mas ultrapassou um. Alexandre Sobral teve apenas 3.293 votos quando esperavam-se mais de 4 mil, Paulinho da Varzinhas teve 2.289 - quando na verdade esperava mais que 5 mil. A briga foi feia e o resultado envegonhou a Varzinhas quando deixou a família Sobral, a quem tanto combatia em virtude do péssimo governo no município, ser o mais votado. E o que é pior, Paulinho da Varzinhas (tanto pai como o filho), como muita gente fala: "homem popular", "o povo gosta deles" até Adelson Barreto (que não é do município) passou em quantidade de votos o Paulinho da Varzinhas. Adelson teve 2.718 votos em Laranjeiras. Que vergonha para os representantes do povo de Laranjeiras!!! Zezinho Guimaraes - apoiado por Zé Bodega teve 554 votos, Victor Mandarinho, que foi apoiado por Zé Carlos, o JJ, teve 341 votos. E enfim, essa eleição supreendeu a muitos deixando preocupados - já que, o que acontecesse nela, serviria para as próximas eleições de 2012. Carlos Alberto Tucano apoiou Luiza Ribeiro - que, embora não sufragou em votos, mas o que teve apesar de a candidata só ter vindo a Laranjeiras 2 vezes, e nunca ter votos no município e ele nunca ter sido vereador ou mesmo titular de mandato, alcançou 97 votos. E olha que estava do meio dos Leões. É como se fosse uma formiguinha no meio dos elefantes - mas que supreendeu! Pouco! Mas surpreendeu! Para deputado federal Dr. Ricardo deixou muita gente de água na boca. É que ele teve mais de 2 mil votos e foi o segundo mais votado em Laranjeiras. Em seguida aparece Laercio Oliveira do nosso amigo Eduardo do Cartório que também lutou para que seu candidato fosse eleito. O que não é justo, pelo menos penssa o editor do Folha da Cidade, é o candidato "O Gordo é Federal" ter tido 844 votos. Bom como ele trabalha muito o dinheiro em eleição, era pra ter muito mais. De qualquer forma, foi também uma vergonha por ter chegado a pouco mais de 3 mil votos no geral. Parece que a Varzinhas está perdendo pra alguém aí... Vamos agora partir para o 2º turno de Serra e Dilma. Primeiro turno já passou!

ConfIra a relação dos candidatos eleitos por Sergipe: Governador, Senador, Deputados Federal e Estadual

No caso para presidente haverá o 2º Turno com assim já se pensava. Dilma e Serra enfrentam-se novamente para mais uma eleição. O incrível foi a subida de Marina Silva ou seja, a votade do povo em vê-la presidente do nosso país. Sem a votação dela, não haveria o segundo turno tão esperado. Agora vamos torcer que ambos, José Serra e Marina se acertem. Veja o resultado para Presidente com apuração de 99,99% dos votos:
Resultado para presidente:
  1. Dilma 46,91%PT - 47.649.079 Votos / Situação: 2º Turno
  2. José Serra - 32,61% - PSDB - 33.130.514 Votos / Situação: 2º Turno
  3. Marina Silva - 9,33% - PV - 19.636.000 Votos
  4. Plínio - 0,87% - PSOL - 886.800 Votos
  5. Eymael - 0,09% - PSDC - 89.346 Votos

 
Resultado para Governador em Sergipe
  1. Deda com 52,08% atingindo mais de 537.223 votos / ELEITO no 1º Turno
  2. João Alves com 45,19% atingindo 466.219 votos
  3. Pr. Arivaldo José com 0,89% atingindo 9.199 votos
  4. Vera Lúcia com 0,83% atingindo 8.567 votos
  5. Professora Avilete com 0,42% atingindo 4.330 votos

 
Resultado para Senador por Sergipe
  1. EDUARDO AMORIM com 33,65% atingindo 625.959 votos / Situação: ELEITO
  2. VALADARES com 25,62% atingindo 476.549 votos / Situação: ELEITO
  3. ALBANO FRANCO com 18,29% atingindo 340.259 votos
  4. MACHADO com 13,99% atingindo 260.158 votos
  5. EMANUEL CACHO com 3,59% atingindo 66.725 votos

 
Resultado para Deputado Federal:
  1. VALADARES FILHO com 95.680 votos / Situação: ELEITO
  2. MENDONÇA PRADO com 89.641 votos / Situação: ELEITO
  3. ANDRE MOURA com 83.641 votos / Situação: ELEITO
  4. LAERCIO OLIVEIRA com 79.514 votos / Situação: ELEITO
  5. ALMEIDA LIMA com 75.082 votos / Situação: ELEITO
  6. PASTOR HELENO com 61.598 votos / Situação: ELEITO
  7. MARCIO MACEDO com 58.782 votos / Situação: ELEITO
  8. FABIO REIS com 56.208 votos / Situação: ELEITO

 
Resultado dos candidatos eleitoS para deputado estadual por Sergipe
  1. ADELSON BARRETO com 61.598 votos
  2. CAPITAO SAMUEL com 43.370 votos
  3. JEFERSON ANDRADE com33.726 votos
  4. MARIA MENDONÇA com 32.937 votos
  5. LUIZ MITIDIERI com 30.296 votos
  6. JOAO DANIEL com 29.936 votos
  7. SUSANA AZEVEDO com 29.925 votos
  8. VENÂNCIO FONSECA com 27.796 votos
  9. CONCEICAO VIEIRA com 27.378 votos
  10. GARIBALDE MENDONÇA com 26.074 votos
  11. DRA ANGELICA com 25.797 votos
  12. ZE FRANCO com 25.424 votos
  13. AUGUSTO BEZERRA com 24.641 votos
  14. ZECA com 23.842 votos
  15. ARNALDO BISPO com 23.736 votos
  16. GORETTI REIS com 23.157 votos
  17. PAULINHO DA VARZINHAS FILHO com 23.054 votos
  18. ZEZINHO GUIMARAES com 22.499 votos
  19. FRANCISCO GUALBERTO com 22.220 votos
  20. PASTOR ANTONIO com 21.308 votos
  21. ANA LUCIA com 20.000 votos
  22. GUSTINHO RIBEIRO com 15.654 votos
  23. DR GILSON ANDRADE com 15.395 votos
  24. MUNDINHO DA COMASE com 13.821 votos

02 outubro 2010

Resultado da Enquete aponta 2º Turno para as eleições presidenciais

O Folha da Cidade fez um pesquisa através de sua Enquete ao lado direito desta página onde fazia a seguinte pergunta: "Será que haverá 2º turno para as eleições presidenciais?" Os resultados foram os seguintes: 85% dos que votaram na enquete disseram que SIM; 7% disseram NÃO e 7% Nao quiseram Opinar.
Mediante esse resultado - que por ter sido com a participação de 14 acessos votantes não representar praticamente nada, mas as grandes pesquisas do Dataform, IBOP e tantas outras já acusam o resultado de um possível 2º para as eleições presidenciais. O que significa que José Serra por ser o 2º mais votado poderá enfretar Dilma em uma nova eleição. A possibilidade dos demais candidatos tais como Marina Silva, Fidelis e outros é grande de está ao lado de Serra para presidente no 2º turno. Vamos aguardar os resultados e comemorar ou não 2º turno! 

Amanhã é a eleição, vamos todas as urnas

Amanhã, dia 03, é do dia esperado por milhoes de brasileiros. Mais esperado ainda pelos políticos que investiram valores altíssimos em suas campanhas. Mas parece que o povo não está ligando muito não para os políticos. Até hoje encontramos centenas de pessoas que ainda não sabem em quem irá votar! Por incrível que pareça esssa é uma realizada de milhoes de brasileiros que, decepcionados com os políticos, não confirmam seus votos. Mas os resultados de tudo que foi feito durante a campanha de cada candidato está nas mãos do eleitor. Somente ele saberá o que fazer votando ou não no candidato. Uma coisa é certa: todos terão quer comparecer até as urnas. O voto é obrigatório e se não for, muitas consequencias poderão surgir a partir de emprego até a multa - que, para muitos, a multa é o de menos. Em Laranjeiras os políticos muitos ansiosos e querendo meter a mão no bolso para premiar o eleitor estão sendo vigiados pela polícia. Incrível, mas é. Até as motos estão sendo barradas desde o dia de ontem. Estão vigiando tudo. Já se tem várias polícias em Laranjeiras e o clima não é muito bom porque os candidatos estão querendo soltar dinheiro. O povo também querendo o dinheiro do político e a polícia barrando. Neste caso quem está certo. Com certeza a polícia, mas isso parece não intimidar muito as pessoas pois elas quando os polícios passam, gritam e até chamam para que o candidato retorne. Amanhã é a eleição, vamos todos as urnas mas com consciência de que tudo está em nossas mãos e vamos fazer bonito sem a venda do que temos de mais precioso nessa época, o voto!

01 outubro 2010

Faltam apenas 2 dias para a eleição e o que se espera disso tudo

Muitas pessoas estão indecisas. Outras não sabem ainda em que votar. Maioria está esperando alguem chegar com dinheiro. Em Laranjeiras é assim: A partir de hoje as ruas ficam cheias de pessoas, nas casas colocam até cadeiras para amanhecer o dia. Tudo issso esperando cabos eleitorais ou mesmo os candidatos chegarem em suas portas e oferecer algum tipo de benefícios para que possam votar. Reta final os candidatos para deputados estaduais Alexandre Sobral e Paulinho Filho fizeram corpo-a-corpo em algumas ruas. Comentam-se que no Conjunto Manoel do Prado Franco a mãe do candidato Alexandre Sobral foi barrada com uma portada na cara. Já o Paulinho da Varzinhas pelo que parece está sendo mais aceito. Claro que é importante resaltar, os dois não mercem o voto do povo laranjeirense, mas em virtude da péssima administração da Prefeita Ione Sobral, há uma possibilidade maior do candidato Paulinho da Varzinhas ter mais votos em Laranjeiras que o Alexandre Sobral. Assim dizem os comentários.  Por falar em candidato estadual também é bom falar em Luiza Ribeiro que nunca teve votos em Laranjeiras mas dessa vez terá. Quanto... não se sabe, mas qualquer número é bom. Se bem que a equipe responsavel pela camapnha da candidata espera mais de 150 votos. Foi deixado nessa redação o link para quem quiser tirar uma cópia da cola e no dia da eleição levá-la para não esquecer seu número. O link é http://www.inscricaonocurso.blogspot.com/, que também está ao lado direito dessa página. Podem acessar e tirar a cópia.