Lançamento do
novo portfólio é resultado de ampla pesquisa com diversos públicos e levou ao
desenvolvimento de um cimento para cada tipo de obra, facilitando a vida do
consumidor, do varejista e do profissional da construção
19 de fevereiro de 2016 – A Votorantim Cimentos, líder do
setor no Brasil, lança campanha inédita nesta sexta-feira (19), para apresentar
ao mercado do varejo a maior inovação de seu portfólio em 83 anos de
história. A iniciativa é resultado de uma ampla pesquisa, que envolveu mais de
400 profissionais da construção (profissionais da obra, varejistas,
balconistas, construtoras, consumidores, associações e outros) e teve como
objetivo entender os desafios, as dificuldades, as necessidades e as percepções
destes diferentes públicos sobre o processo de construção como um todo, onde o
cimento é um dos protagonistas.
“Para o consumidor não
especialista, comprar cimento ficará mais fácil, conveniente e seguro. Para o
varejista e profissional da obra, trará mais assertividade na recomendação,
garantindo desempenho, qualidade e produtividade na obra.”
Maurício Russomanno, Diretor de Vendas e Marketing
e Operações de Concreto
A pesquisa trouxe uma série de
sinalizações: a dificuldade de toda a cadeia em entender as normas técnicas e a
diferença do uso entre os cimentos; a dificuldade dos varejistas e pedreiros em
recomendar o cimento mais adequado para cada tipo de obra (uma vez que o
pedreiro escolhe o cimento por tradição e experimentação); e a dificuldade do
consumidor na tomada de decisão durante o processo de compra, pois ele se sente
vulnerável e dependente da recomendação e conhecimento do balconista da loja, e
em muitas vezes toma a decisão equivocada.
Uma decisão de compra errada pode gerar problemas de produtividade,
qualidade e desempenho na obra, além de retrabalho, acarretando em custos
adicionais e muito tempo perdido.
A partir destas sinalizações, toda a companhia foi mobilizada. Foi
formado um grupo multidisciplinar (envolvendo a área comercial, de marketing,
operação, P&D, logística, jurídico, comunicação e outras), que após mais de
um ano de estudos chegou ao novo conceito de portfólio, sob a ótica do consumidor.
Foram desenvolvidos produtos para cada tipo de obra, que são os
seguintes: Obras Estruturais, destinado para fundações, pilares,
vigas e estruturas; Todas as Obras, o cimento mais versátil e
adequado para rebocos, contrapisos e lajes; Obras Básicas, com foco
em reparos e reformas sem função estrutural; Obras Especiais,
direcionado para uso industrial como pavers, pré-moldados e artefatos; Obras
Especiais em Meios Agressivos, desenvolvido para regiões litorâneas,
tubulações e estações de tratamento de esgoto;
“É a maior inovação neste mercado, porque o novo conceito de portfolio
muda completamente a forma de se comercializar e de usar o cimento na
construção civil”, sinaliza Mauricio Russomanno, diretor de Vendas, Marketing e
Operações de Concreto, na Votorantim Cimentos. “Apesar do cenário desafiador,
continuamos acreditando no Brasil e, por meio da inovação, queremos contribuir
para a evolução da construção civil em nosso País. E se nosso cliente tem mais
sucesso, nós teremos também”, conclui Russomanno.
Sobre a Campanha: Desenvolvida pela agência e21, a campanha,
que vai ao ar a partir do dia 19, é protagonizada pelo ator e comediante
Leandro Hassum. É a maior campanha publicitária em 83 anos de história da
Votorantim Cimentos: com o mote “O primeiro e único cimento para cada tipo de
obra”, contempla mídias tradicionais e inovadoras em 17 estados, incluindo
anúncio em TV aberta e fechada, rádio, mídia exterior, jornal, veículos do
trade construção e redes sociais, além do “outdoor social”, com a inserção de
placas em comunidades carentes pelo Brasil por meio do “aluguel” das fachadas
das casas, beneficiando seus moradores. As peças trazem a marca institucional
Votorantim Cimentos e suas marcas comerciais regionais (Votoran, Poty, Itaú e
Tocantins), e são permeadas pela hashtag #partiuobra, unindo plataformas com o
objetivo de incentivar o compartilhamento espontâneo nas redes sociais.
Confira o vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=uyo5_hKtXH4
Sobre a Votorantim
Cimentos: Presente
no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, argamassas, agregados
e produtos complementares) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores
empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões
de toneladas/ano. A
Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos
mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13
países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha,
Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai
Nenhum comentário:
Postar um comentário