Os vereadores de Laranjeiras deram
espaço na sessão da última terça-feira (13) para importância da valorização da
cultura popular do município, em especial a Festa dos Lambes Sujos x
Caboclinhos, que aconteceu no último final de semana. Os parlamentares
parabenizaram aos organizadores do evento e também a gestão municipal por ter
conseguido realizar uma festa com segurança e organização para os moradores e
visitantes.
A primeira a subir a tribuna na noite foi a vereadora Maria Brasilina Borges
(PSD), que fez questão de falar do evento que aconteceu no município. Ela
lembrou da importância dos trabalhos que os líderes dos grupos Zé Rolinha
(Lambes Sujo) e Nininho (Caboclinhos) tem no evento. Destacou que a festa se
origina da comunidade negra do município, que é oriunda dos 70 engenhos que
existiam na comunidade e que, apesar da falta de segurança das edições
anteriores, a desse ano, surpreendeu pela organização e segurança.
Brasilina abriu seu espaço para a participação dos demais colegas falarem sobre o evento. Os vereadores Jânio Dias (PMDB) e Laércio Francisco (PSB) reforçaram os elogios à festa desse ano e também falaram da importância da valorização das tradições do município.
A vereadora Gardênia Hangendeek (PT do B) pediu vista ao Projeto nº 03/15, que fala sobre a comissão de finanças e orçamentos referente ao exercício municipal de 2005. A parlamentar alegou que precisaria de mais detalhes sobre o projeto apresentando. Pediu então que fosse registrado em ata sua posição. Brasilina abriu seu espaço para a participação dos demais colegas falarem sobre o evento. Os vereadores Jânio Dias (PMDB) e Laércio Francisco (PSB) reforçaram os elogios à festa desse ano e também falaram da importância da valorização das tradições do município.
Logo em seguida, a vereadora Suely Alves Nascimento (PRB) destacou a importância da reunião que aconteceu no último dia 9 na Casa. Abordando a realidade da segurança do município, o encontro contou com a presença do juiz da comarca local, o delegado, além de outros gestores da segurança pública da localidade. Para a parlamentar, a ação mostrou que é preciso mais participação e orientação da família na sociedade para que as mazelas sejam repremidas. De acordo com ela, a falta de conscientização de alguns, tem sido um dos principais motivos para tanta violência não somente no município, mas em todo o País.
Ao final da sessão, os vereadores aprovaram os projetos nº 02/15, que dispões sobre as contas da Prefeitura do Município de Laranjeiras referente ao exercício de 2001; e nº 03/15, que fala sobre a aprovação de contas referentes ao ano de 2005. Ambos foram aprovados pela maioria dos parlamentares.
Com Informações da T.Dantas / ASCOM-CML
Nenhum comentário:
Postar um comentário