O magistério público municipal de Aracaju deliberou em Assembleia Geral, na quinta-feira (02), a realização da segunda marcha do Sindipema na programação do Dia Nacional de Luta pela Educação, na próxima quarta-feira (22). A concentração da atividade está prevista para iniciar a partir das 7h, na sede do sindicato.
A marcha será iniciada na sede do Sindipema e seguirá até a prefeitura de Aracaju, no bairro Ponto Novo. O trânsito do percurso será parcialmente interrompido, sob orientações da SMTT. Além da passeata, as professoras e professores irão realizar paralisação das atividades na rede municipal de ensino.
A categoria protesta contra o descumprimento da lei do piso pela prefeitura de Aracaju. Segundo os docentes, a gestão municipal burla o piso nacional por meio da criação de uma gratificação especial (GEA), que beneficia apenas uma parcela da categoria. A gratificação é uma compensação para complementar o pagamento abaixo do piso. Ela é destinada apenas aos docentes ativos da rede municipal.
O Sindipema reitera seu posicionamento em defesa do cumprimento da lei do piso na carreira que contemple toda a categoria. Desde o início do ano, o sindicato tem se reunido com representantes da gestão municipal em rodadas de negociações. O Sindipema tem apresentado estudos sobre a viabilidade do cumprimento da lei do piso. Até o momento não há prazo limite para fim das discussões, porém a secretária Geral do sindicato, Patrícia Seixas, avalia que as negociações se estendam até abril.
A marcha é uma das atividades deliberadas pela categoria para o calendário de lutas de 2023. Outra ação aprovada foi a participação das professoras e professores nos atos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no dia 1º de maio.
do FaxAju.com.br/e foto Assessoria de Comunicação do Sindipema
Nenhum comentário:
Postar um comentário