Rádio Laranjeiras FM

FALANDO AO TEU CORAÇÃO

FALANDO AO TEU CORAÇÃO - Não andeis ansioso por coisa alguma, tudo será resolvido no tempo de Deus!!!... 🎧Ouça o áudio❤️Abaixo, seja abençoado(a) e fortalecido(a) na fé nesta sexta-feira e tenha um🙏 bom final de Semana na graça e paz do Senhor Jesus.

15 outubro 2019

A fábrica de Cimentos, a Votorantim Cimentos em Laranjeiras, está sob a mira do Ministério Público de Laranjeiras, mas a ADEMA disse que está tudo dentro dos limites.

O Ministério Público através do Promotor de Justiça promoveu uma Ação Civil Pública para apurar atos de poluição ambiental que a Votorantim Cimentos vem causando na cidade, e que sob os procedimentos administrativos instaurados, aponta irregularidades nas atividades fabris realizada pela requerida, que é a indústria.  O relatório cita que embora a indústria apresente elementos de que está cumprindo as determinações das normais ambientais, mesmo assim, “há provas de que a poluição causada pela sua atividade industrial vem causando sérios problemas de saúde, física e mental, aos moradores do município de Laranjeiras/SE, em especial do Povoado Machado...”, diz o processo de nº 201473000281, de 30 de abril de 2014. 

Na verdade a população vem sofrendo com o volume de poluição causada pela fábrica e até parece que “quando é para se fazer as vistorias, ele fica no padrão, mas quando acaba as vistorias, o povo vê de perto a poluição causando impacto negativo a saúde da pessoa, a fauna e a flora”, dizem alguns moradores. Não obstante, valem lembrar que o povo reclama das detonações que causam rachaduras em suas casas também.

Além de aplicar uma multa de R% 5.000,00 (cinco mil reais) a ser revertido para o FUNDEMA/SE, o Ministério Público pede que sejam suspensas as atividades da fábrica Votorantim Cimentos em Laranjeiras, até que ela adote as medidas necessárias para cessar a poluição no entorno do Povoado Machado e suas adjacências.

“Infelizmente nem tudo acontece como vemos ou mesmo como queremos”, dizem seus moradores porque sabem que o problema existe, mas quando se é tomado às providências, oficialmente toma-se rumos diferentes e a causa na justiça em muitos casos é ganha para a fábrica que se diz está dentro do limite perante a Lei. Mas que limite é esse de poluir a cidade, de envenenar os moradores com fortes odores da poluição e de rachar as casa? Que limite é esse que pode afetar as pessoas sem que haja punição? É a pergunta de muitos moradores do Povoado Machado – local mais sofrido pela poluição.

A ADEMA com seu “parecer técnico” apontou que tudo está dentro dos limites. E o povo se revolta com isso, pois nos aparelhos deles e nas papeladas quando escrevem dizem que tudo está ok, mas não é isso que os moradores do Povoado Machado estão visualmente a olho nu vendo e pelo seu nariz sentindo os fortes odores.    

A fábrica de Cimentos diante dos noticiários em redes sociais nos enviou uma Nota de Esclarecimento que diz o seguinte: 

A Votorantim Cimentos informa que a fábrica localizada no município de Laranjeiras (SE) opera devidamente licenciada e fiscalizada pelas autoridades competentes, que inclui todos os controles de emissões que são apresentados periodicamente. Além disso, a empresa está, voluntariamente e nos termos de sua política ambiental, investindo até o final de 2020 mais de R$ 23 milhões em novas tecnologias para modernização e melhoria de suas operações na região.

2 comentários:

  1. Para fábrica tem melhorias mais para a comunidade do povoado machado só poluição isso tá certo

    ResponderExcluir
  2. O investimento é de 23 milhões na fabrica dinheiro que eles poderiam tirar esses moradores dali do povoado machado que são afetados

    ResponderExcluir