Rádio Laranjeiras FM

FALANDO AO TEU CORAÇÃO

FALANDO AO TEU CORAÇÃO - Não andeis ansioso por coisa alguma, tudo será resolvido no tempo de Deus!!!... 🎧Ouça o áudio❤️Abaixo, seja abençoado(a) e fortalecido(a) na fé nesta sexta-feira e tenha um🙏 bom final de Semana na graça e paz do Senhor Jesus.

14 novembro 2018

PVE ajuda crianças a melhorarem leitura em Laranjeiras (SE)

Realizado pela terceiro ano consecutivo em Sergipe, programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) qualificou profissionais da rede municipal de ensino e estimulou a leitura nas salas de aula e comunidade


Projeto de leitura implantado por meio do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) no município de Laranjeiras, cidade próxima à região metropolitana de Aracaju (SE), apresenta sinais positivos com a conclusão do quarto ciclo de atividades. O nível de leitura mais do que dobrou entre as turmas-piloto de alunos que participaram do programa, de 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino. Aproximadamente 400 estudantes foram beneficiados pela iniciativa.

No início do ano letivo, diagnóstico realizado pela Secretaria Municipal de Educação, nas turmas-piloto, constatou que, no máximo, 30% dos alunos tinham leitura satisfatória. Ao final do quarto ciclo, de acordo com nova pesquisa, as crianças saltaram para 80% de cada turma com proficiência em leitura.

“Percebemos, de início, que nossas crianças não tinham o hábito de leitura e tampouco gostavam de livros. Mas a proposta de intervenção por parte do PVE nos ajudou a mudar essa realidade. Utilizamos leitura oral, pesquisas, entrevistas, cantinho da leitura e tapetes mágicos para despertar o gosto pela leitura nas crianças. E fomos muito felizes. Avançamos bastante”, destaca a técnica da Secretaria Municipal de Educação, Carla Maria Azevedo Machado Pina. 
 
Outro avanço conquistado com a ajuda do PVE no município, segundo Carla Maria, foi junto aos professores, coordenadores e diretores de escolas. A proposta do programa, para 2018, era leitura e formação dos gestores. “Nosso pessoal já trabalhava com algumas ideias do PVE, mas de forma aleatória. O programa veio para organizar nossas ações. Hoje, conseguimos mensurar todas as nossas ações de aprendizagem”, revela.

Criativos da Escola - A Escola Municipal Leonídio Leite venceu o Desafio Criativos da Escola, proposto pelo Instituto Alana. Os alunos do 8º ano utilizaram o tema Cinema. O projeto levou uma tela de projeção para dentro do colégio para exibição de um filme. A comunidade foi convidada para a sessão e compareceu em peso. “Muitas pessoas em nossa cidade nunca tiveram a oportunidade de assistir um filme no cinema. Foi uma ideia muito bacana”, afirma Carla Maria.

Avanço - O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim e atua em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação. Segundo estudo comparativo entre os municípios com o PVE e um grupo-controle, realizado de 2007 a 2013, houve avanço de 30% de evolução do Ideb nos municípios que aplicaram a metodologia do programa em relação aos demais.

“Temos certeza de que, em Laranjeiras, tal qual acontece nos demais municípios beneficiados pelo PVE, vamos conseguir avanços importantes no Ideb. E o aprendizado de leitura, com plena proficiência, é fundamental para a formação de nossas crianças e jovens”, explica a analista de Responsabilidade Social da Regional Nordeste da Votorantim Cimentos, Sabrina Oliveira Costa Espinola.

Votorantim 100 anos - Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE é promovido desde 2008, com o apoio das empresas do Grupo Votorantim, em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Em 2018, a atuação do PVE passou de 51 para 100 municípios. De responsabilidade da Votorantim Cimentos são 25 municípios. Na região Centro-Oeste, o PVE estreou em 2018 em três Estados e no Distrito Federal, nos municípios de Nobres (MT), Corumbá (MS), Edealina (GO) e Sobradinho (DF).  A expansão do programa é uma iniciativa do Grupo Votorantim, que neste ano celebra o seu centenário. A empresa escolheu a educação como causa legítima de suas ações para continuar deixando um legado para a sociedade.


Sobre a Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 11,1 bilhões em 2017. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 11 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.

Informações para a imprensa:
Oficina de Comunicação (62) 3225-4899
Sirlene Milhomem (62) 98176-0297 sirlene@oficinacomunica.com.br
Rosana Terra (62) 98207-5297 rosana@oficinacomunica.com.br

Rosana Terra
Assessora de Comunicação
62 98207.5297

Nenhum comentário:

Postar um comentário