PARTIDO HUMANITÁRIO NACIONAL - PHN ESTÁ LEVANTANDO UMA CAMPANHA EM BUSCA DE ASSINATURAS. SE VOCÊ FOR CONVIDADO POR ALGUÉM PARA ASSINAR, ASSINE. COM ISSO ESTARÁ DANDO APOIO AO PHN QUE JÁ EXISTE EM QUASE TODO BRASIL E EM LARANJEIRAS/SERGIPE.

27/02/2015

Ajude a conseguir um lugar seguro para as crianças. Participe!!!

Palestrantes Wanda Hudson e mais um casal de Curitiba. Pessoas experientes com a causa da Criança!
Em Aracaju será nos dias 6 e 7 de março!
Será pelo dia das 08:30 as 12:30 e das 13:30 as 17:30 com coffe break incluso e o almoço não esta incluso todavia como será no centro de Aracaju teremos muitas opções ! 
Em Laranjeiras será no auditório da UFS no mesmo horário nos dias 4 e 5 de maço!
Será apenas 25 vagas, reserve a sua! Segue a justificativa do Projeto José!. Veja abaixo a justificativa do projeto e participe. 

Justificativa
De acordo com o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 069/90) ” É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança.” (art.70) e, ao mesmo tempo, determina que “ nenhuma criança e adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.” (art. 5°)
É preciso olhar mais profundamente sobre as vulnerabilidades sociais e as variadas violações de direitos que envolvem diretamente as crianças e adolescentes. Hoje pelas estatísticas 1 em cada 3 meninas sofrem no Brasil algum tipo de violência sexual, e entre meninos 1 em cada 5 sofrera até os 18 anos.
Neste material do Projeto José – construindo um lugar seguro, procuramos abordar a temática do abuso e exploração sexual. A criança e o adolescente vitimizado sexualmente costuma não conseguir falar sobre os abusos sofridos pois isso gera grande ansiedade decorrente de vergonha, sentimento de culpa, medo de ser punido ou ainda medo de ninguém acreditar nela. Ao repassar esse material de José torna-se uma oportunidade de iniciar uma cura e diminuir os índices de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, propiciando um espaço seguro para os mesmos, um ambiente de acolhida, confiança e saber que a Bíblia retrata de assuntos atuais e que o amor de Deus pode alcançar a todos.
Dessa forma, todos nós temos responsabilidade em denunciar essas situações abusivas aos órgãos competentes em casos de suspeita ou confirmação. É importante lembrar que quando nos deparamos com uma situação de abuso sexual é preciso encaminhar imediatamente a vítima ao Conselho Tutelar, para que as ações de proteção imediata sejam realizadas e que o abusador seja responsabilizado.
Este material não é apenas destinado a impedir que a criança e adolescente seja abusado, mas também evita que eles se tornem abusadores, além de saberem identificar os tipos de abuso. O espírito de Deus revelará e os convencerá da verdade, temos que lhes dizer repetidamente que eles tem a capacidade de distinguir o certo do errado.
O Projeto José é realizado por uma equipe formada por profissionais multidisciplinares com ampla experiência e que atuam em diversas áreas, facilitando assim a compreensão da proposta da capacitação.
O tempo de capacitação é de 16 horas, sendo organizados por temas e atividades sequencias.Os temas da tipologia da violência são enriquecidos com vivências, dinâmicas e recursos visuais proporcionando melhor interação com os educadores tornando o ambiente de aprendizagem leve e participativo.
OBJETIVO GERAL
Capacitar líderes eclesiásticos, profissionais da área de ensino, educadores sociais e principalmente a comunidade, contribuindo com uma metodologia prática no que diz respeito ao protagonismo infanto-juvenil, elaborando e criando espaços de construção e participação efetiva das crianças e adolescentes nas atividades diárias. Proporcionando-lhes capacidade para enfrentar seus desafios e adversidades sociais da atualidade, assim como a violência e exploração sexual, munindo-os de conhecimento e ferramentas para o enfrentamento dessa difícil realidade.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
1. Violência 
· Física
· Sexual
· Negligência
· Psicológica
2. Política de proteção
PÚBLICO ALVO
Líderes eclesiásticos, profissionais da área de ensino e de defesa de direitos, educadores sociais e principalmente a comunidade que têm como objetivo trabalhar na área de prevenção a violência doméstica e abuso e exploração sexual.
METODOLOGIA
Os temas abordados são enriquecidos com vivências, dinâmicas e recursos visuais proporcionando um ambiente de aprendizagem leve e participativo;
Capacitar adultos para trabalhar os conceitos da violência contra crianças e adolescentes;
Fortalecer atitudes que expressem valores e princípios como respeito e ética por parte do publico alvo, a fim de que sejam exemplo e inspiração para crianças e adolescentes;
Oportunizar que crianças e adolescentes sejam protagonistas no processo de prevenção contra todo tipo de abuso;
Temas abordados:
- Afetividade
- Tipologia da violência
- Sinais de alerta
- Perfil do agressor
- Perfil da vítima
- Perfil da família
- Mitos e Verdades
- Construindo laços de proteção e Política de proteção
- Protagonismo infanto juvenil na prevenção do abuso sexual e violência doméstica



Nenhum comentário:

Postar um comentário