Quatro mil
inscrições foram inscritas com base no tema “A
leitura transforma o mundo”
São Paulo, 27 de novembro de 2013 –O projeto Parceria
Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa do Instituto Votorantim em parceria
com as empresas do Grupo Votorantim,encerra o ano com a divulgação dos
vencedores da 5ª edição do Concurso “Tempos de Escola”. No total, foram
inscritas cerca de quatro mil redações de alunos dos municípios brasileiros
apoiados pelo PVE.
Com o tema “A leitura transforma o
mundo”, os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, do Ensino Médio e da Educação
para Jovens e Adultos (EJA) enviaram suas redações durante o primeiro semestre
deste ano.Assim como nas edições anteriores, cada categoria teve um desafio
diferente. No Ensino Fundamental 1, os alunos tiveram que reescrever um conto,
lenda ou mito. O Ensino Fundamental 2 contou a história de um leitor narrada em
terceira pessoa e os alunos do Ensino Médio e EJA produziram um artigo de
opinião.
“O Parceria Votorantim pela Educação
contribui para a melhoria da educação pública local por meio do engajamento das
comunidades para o tema e o apoio aos gestores públicos e escolares no
planejamento e na coordenação de suas políticas e ações nos municípios”, conta
Ana Paula Bonimani, gerente do Instituto Votorantim.
Nessa 5ª edição do Concurso “Tempos
de Escola”, os municípios de Aracruz(ES), Três Marias (MG) e Itapeva (SP) tiveramalunos
premiados como destaques nacionais. EmAracruz (ES), duas redações foram
premiadas. A aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Coqueiral, Erica Antunes Costa, venceu na categoria Ensino Fundamental 1
com a redação ‘A tartaruga esperta’. Karen Gomes Costa, aluna da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Ezequiel Fraga Rocha foi a autora do texto
‘Carolina Gama’ e venceu na categoria Ensino Fundamental 2. A vencedora na
categoria Ensino Médio foi a redação ‘Histórias que mudam o mundo’, de Heidy
Maria Dantas Machado, aluna Escola Municipal de Ensino Fundamental Ezequiel
Fraga Rocha, localizada em Itapeva (SP). Já em Três Marias (MG), a redação ‘O
poder da leitura’, de Davi Felipe Redaelli Celeste da Silva, aluno do Centro de
Estudos Supletivos (CESU), foi destaque na categoria Educação de Jovens e
Adultos (EJA).
Além disso, ao longo do último
trimestre do ano, estão sendo realizadas as atividades do quarto ciclo do
programa Parceria Votorantim pela Educaçãoque culminarão no encontro de Mobilização
pela Educação. A intenção dessa celebração de encerramento do PVE 2013 consiste
em promover o encontro entre diferentes segmentos sociais, propor discussões
sobre a educação local, dar visibilidade às iniciativas realizadas ao longo do
ano, divulgar acervos, espaços voltados à leitura e criar mais demanda por
eles, realizando ações que incentivem crianças, jovens e adultos de todas as
idades a ler.
Sobre a Parceria Votorantim pela
Educação
Presente em 21 municípios de 12
estados brasileiros, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) conta com a
participação das Unidades de Negócio da Votorantim para mobilizar a sociedade.
Em 2013, o projeto trabalha com o tema “valorização da leitura”. Dividido em
quatro ciclos, o PVE vai incentivar a prática da leitura e promovê-la como um
valor social, despertando a mudança de hábito em prol do desenvolvimento da
educação. O PVE já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como uma
Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada, e vencedor
do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación
Iteramericana e RedEAmérica.
Sobre o Instituto Votorantim
Ao completar 10 anos, o Instituto
Votorantim se fortalece como agente propulsor das práticas de responsabilidade
social da Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o
investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que
gerem valor para a sociedade.
Com presença em mais de 300 municípios
no Brasil e outros países, o Instituto orienta as unidades de negócio em ações
voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da
qualidade de vida das comunidades dessas regiões. O Instituto promove ações no
campo da educação, geração de trabalho e renda, cultura, preservação e
fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Ao longo de uma
década de atuação, foram apoiados 1200 projetos, que beneficiaram mais de 4,6
milhões de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário