03 dezembro 2013

Projeto Parceria Votorantim pela Educação divulga os vencedores do Concurso “Tempos de Escola”



Quatro mil inscrições foram inscritas com base no tema “A leitura transforma o mundo”

São Paulo, 27 de novembro de 2013 –O projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa do Instituto Votorantim em parceria com as empresas do Grupo Votorantim,encerra o ano com a divulgação dos vencedores da 5ª edição do Concurso “Tempos de Escola”. No total, foram inscritas cerca de quatro mil redações de alunos dos municípios brasileiros apoiados pelo PVE.
Com o tema “A leitura transforma o mundo”, os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, do Ensino Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) enviaram suas redações durante o primeiro semestre deste ano.Assim como nas edições anteriores, cada categoria teve um desafio diferente. No Ensino Fundamental 1, os alunos tiveram que reescrever um conto, lenda ou mito. O Ensino Fundamental 2 contou a história de um leitor narrada em terceira pessoa e os alunos do Ensino Médio e EJA produziram um artigo de opinião.
“O Parceria Votorantim pela Educação contribui para a melhoria da educação pública local por meio do engajamento das comunidades para o tema e o apoio aos gestores públicos e escolares no planejamento e na coordenação de suas políticas e ações nos municípios”, conta Ana Paula Bonimani, gerente do Instituto Votorantim.

Nessa 5ª edição do Concurso “Tempos de Escola”, os municípios de Aracruz(ES), Três Marias (MG) e Itapeva (SP) tiveramalunos premiados como destaques nacionais. EmAracruz (ES), duas redações foram premiadas. A aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coqueiral, Erica Antunes Costa, venceu na categoria Ensino Fundamental 1 com a redação ‘A tartaruga esperta’.  Karen Gomes Costa, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ezequiel Fraga Rocha foi a autora do texto ‘Carolina Gama’ e venceu na categoria Ensino Fundamental 2. A vencedora na categoria Ensino Médio foi a redação ‘Histórias que mudam o mundo’, de Heidy Maria Dantas Machado, aluna Escola Municipal de Ensino Fundamental Ezequiel Fraga Rocha, localizada em Itapeva (SP). Já em Três Marias (MG), a redação ‘O poder da leitura’, de Davi Felipe Redaelli Celeste da Silva, aluno do Centro de Estudos Supletivos (CESU), foi destaque na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além disso, ao longo do último trimestre do ano, estão sendo realizadas as atividades do quarto ciclo do programa Parceria Votorantim pela Educaçãoque culminarão no encontro de Mobilização pela Educação. A intenção dessa celebração de encerramento do PVE 2013 consiste em promover o encontro entre diferentes segmentos sociais, propor discussões sobre a educação local, dar visibilidade às iniciativas realizadas ao longo do ano, divulgar acervos, espaços voltados à leitura e criar mais demanda por eles, realizando ações que incentivem crianças, jovens e adultos de todas as idades a ler.

Sobre a Parceria Votorantim pela Educação
Presente em 21 municípios de 12 estados brasileiros, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) conta com a participação das Unidades de Negócio da Votorantim para mobilizar a sociedade. Em 2013, o projeto trabalha com o tema “valorização da leitura”. Dividido em quatro ciclos, o PVE vai incentivar a prática da leitura e promovê-la como um valor social, despertando a mudança de hábito em prol do desenvolvimento da educação. O PVE já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada, e vencedor do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación Iteramericana e RedEAmérica.

Sobre o Instituto Votorantim
Ao completar 10 anos, o Instituto Votorantim se fortalece como agente propulsor das práticas de responsabilidade social da Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade.
Com presença em mais de 300 municípios no Brasil e outros países, o Instituto orienta as unidades de negócio em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades dessas regiões. O Instituto promove ações no campo da educação, geração de trabalho e renda, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Ao longo de uma década de atuação, foram apoiados 1200 projetos, que beneficiaram mais de 4,6 milhões de pessoas.
 


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