Rádio Laranjeiras FM

FALANDO AO TEU CORAÇÃO

FALANDO AO TEU CORAÇÃO - Não andeis ansioso por coisa alguma, tudo será resolvido no tempo de Deus!!!... 🎧Ouça o áudio❤️Abaixo, seja abençoado(a) e fortalecido(a) na fé nesta sexta-feira e tenha um🙏 bom final de Semana na graça e paz do Senhor Jesus.

10 janeiro 2011

XXXVI Encontro Cultural de Laranjeiras deixa saudades

Passadas as festas de final de ano, os sergipanos preparam-se para a maratona cultural que acontece na cidade de Laranjeiras, onde milhares de pessoas reúnem-se a fim de conferir as manifestações artísticas do estado. Além de comprovar in loco que Sergipe possui respaldo mundial no cenário artístico, o Encontro Cultural de Laranjeiras também leva para as ruas da cidade a cultura do povo, com seu brilho, som e peculiaridades, tornando-se um marcante atrativo turístico.
Em sua 36º edição, o Encontro Cultural de Laranjeiras de 2011 acabou no último domingo, 9, e neste ano focou suas atividades nas relações entre a modernidade e as manifestações populares. Com o tema “Patrimônio Imaterial e a Era Digital”, a festa cumpriu com seu papel de discutir de forma intelectualizada questões importantes para a preservação cultural.
Em dois dias de Simpósio - sob o respaldo da Secretaria de Estado Cultura (Secult) - estudantes, pesquisadores, especialistas e representantes dos grupos folclóricos juntaram suas experiências e teorias em prol do debate produtivo e consequencial. Enquanto isso, nas ruas, a festa corria solta com as apresentações dos vários grupos folclóricos. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, avalia que o Encontro Cultural, em mais uma edição, proporcionou conhecimento e saber, além de inúmeras atividades culturais que atraíram para o município milhares de pessoas.
“Pensar cultura é também pensar na conservação e propagação dos bens produzidos pelo povo. O 36º Encontro Cultural de Laranjeiras teve importância ímpar, justamente por misturar produção artística e a utilização dos meios digitais em prol das manifestações do povo. Quando pensamos na Era Digital, como forma de expansão dos trabalhos produzidos, estamos abrindo um foco para a inclusão digital também. Nossa função, enquanto organizadores do Simpósio, foi cumprida de forma produtiva já que conseguimos reunir pessoas de diferentes pensamentos em torno de assuntos muito importantes. Por isso, acredito que o Encontro Cultural de Laranjeiras se encerra com grande sucesso e agradando a todos que passaram por uma das mais históricas cidades do Brasil”, destacou Galdino.
Segundo o secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, a festa atraiu aproximadamente 40 mil pessoas para a Cidade. “Esse Encontro foi muito bom, todo o nosso planejamento foi executado de forma correta, cada setor realizou suas funções com competência voltando seu apoio para as questões culturais da população. Só recebemos elogios e isso comprova que nosso trabalho foi realizado com o aval do público que passou pela cidade”, disse Irineu, que na ocasião representou a prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral.
Visitantes de todas as partes
De acordo com a paulista Simone Menezes, o Encontro de Laranjeiras revelou-se uma boa surpresa. Ela que não visitava Sergipe há dez anos confessou que se surpreendeu com a festa. “Quando passei por Sergipe fui diretamente para uma cidade chamada Simão Dias, não conhecia nada de Laranjeiras. Neste meu retorno ao Estado resolvi aceitar o convite de alguns amigos daqui e me deparei com uma linda festa e uma agradável cidade histórica. Certamente voltarei mais vezes e falarei para meus amigos de São Paulo sobre esse evento”, elogiou.
Acompanhando a procissão que marcou o último dia da festa, José Brasílio dos Santos e sua esposa, Maria Cirlene Santos, partiram do povoado Mussuca e passaram uma tarde inteira curtindo os festejos de Laranjeiras. “O mais bonito é mesmo o povo nas ruas, com seus grupos folclóricos sendo assistidos pelos visitantes. Nossa vinda mistura questões religiosas e também a festa com suas atrações. O Encontro de Laranjeiras é uma verdadeira tradição popular e não pode morrer jamais porque gera uma alegria verdadeira em quem passa por aqui”, enfatizou Brasílio. (faxaju)

Nenhum comentário:

Postar um comentário