Rádio Laranjeiras FM

FALANDO AO TEU CORAÇÃO

FALANDO AO TEU CORAÇÃO - Não andeis ansioso por coisa alguma, tudo será resolvido no tempo de Deus!!!... 🎧Ouça o áudio❤️Abaixo, seja abençoado(a) e fortalecido(a) na fé nesta sexta-feira e tenha um🙏 bom final de Semana na graça e paz do Senhor Jesus.

29 novembro 2010

Emerson Maciel, um passo rumo a Academia de Letras e ao Romantismo.


Conheci o Emerson Marciel numa conjuntura política juvenil que fazia em laranjeiras. O mesmo foi apresentado por Joalison – também um membro da juventude e de grêmios estudantis em laranjeiras. De lá pra cá percebia no mesmo talento que nos surpreendia a exemplo das suas idéias e do modo de como lhe dar com elas. Participávamos juntos do movimento estudantil e logo ele foi apresentando poema e nos convidou para a Barra dos Coqueiros – uma cidade que fica ao lado de Aracaju. Foi quando vi o mesmo lá em um palco grande produzido pela prefeitura inspirando um poema que concorria com vário outro poeta até mesmo profissional. Não tinha noção ainda, mas começava achar que o rapaz teria nele mesmo um talento inquestionável. Era uma vocação imaginária na qual todos os poemas citados pelo mesmo já mostravam a sua capacidade e qualidade do que falava ou mesmo escrevia. É como ele mesmo diz: “sou poeta, mesmo não querendo ser....” Nesse mesmo período em que andávamos juntos, estava interessado por uma garota e ele mim passou vários poema que dizia profundamente o que queria falar pra ela. Eram palavras que soavam melhor através do poema. E tive um grande suporte literário para ganhar a garota. Obs.: Ganhei a garota e fiquei com ela por um pouco mais de 4 anos.
Entre eu e Emerson, tivemos alguns problemas que nos distanciaram, mas sempre acreditei na cultura desse jovem. 
O problema é que gente como Emerson, Nogueira, o Koka, Mérito e tantos outros da cultura - que em alguns casos representam até a cultura sergipana não tem apoio local, e ficam sempre na mesma. São promovidos fora, em outros estados e até em outros paises, mas em Laranjeiras ficam longe dessa realidade.
Falando em promoção vimos no site do Bareta, link esse enviado por nosso amigo Koka (através de seu orkut) – que também é poeta e filho de João Sapateiro um símbolo da cultura literária sergipana, uma matéria belíssima a respeito do Emerson que estamos falando. Ela diz que ele foi eleito para a Academia de Letras da cidade mineira Teófilo Otoni e a cerimônia de posse está prevista para o dia 11 de dezembro. A matéria foi escrita por Luciana Novais, professora do curso de Letras nas Faculdades Pio Décimo e cita ainda que na posse deverá ter a presença de vários escritores de todo o Brasil.
Revendo o site do Bareta podemos notar a biografia do “jovem escritor”, como assim fala Luciana Novais. Entre tantas participações Emerson é realmente um exemplo para o enriquecimento da cultura de Laranjeiras.
Tenho alguns escritos do mesmo passados pra mim há uns 6 anos onde uma de suas poesias mim fez aproximar-se da minha pretendida na época, e que diz assim:
Morena 
Morena meu doce encanto
Sem você nada alcanço
Morena meu bem querer
Com você quero viver

Morena vou chorar
Se acaso te perder
Morena vou sofrer
Se você não me querer

Não quero te esquecer
Deus me livre te perder
Morena sem você
Minha vida é sofrer

Sou capaz de tudo
Para você me aceitar
Não estou confuso
Pois minha vida é te amar

Esse poema ele mim passou quando já estava próximo de realizar meus sonhos que era tê-la em meus braços. Na verdade essa jovem que tanto pretendia ter, tinha um apelido de Morena. E veja outro verso que o poeta Emerson mim passou para conquistar o coração dela:
Menina Morena
Menina Morena não consigo disfarçar
Disfarçar que sou um cara que te ama
Que na verdade não te engana
E faz de tudo para te conquistar

Não consigo esconder
Que sou louco por você
E por você
Levo a minha vida a sofrer

Não tenho nada pra dizer
E muito menos pra esconder
Mas na verdade
Te amar é um prazer

Sei que não sou um gênio
Um gênio em escrever
Mas de uma coisa estou certo
Sou um poeta que precisa de você

Nessa época eu era realmente muito louco por essa menina e fazia tudo por ela e uma coisa que não sabia era enganar, como fala o poeta “... Que na verdade não te engana...”.
Numa outra passagem em busca da conquista da pessoa amada ele mim aparece com outro poema. Tudo isso para que eu a conquistasse de verdade!
Discípulo do amor
Sou apenas um discípulo
Um discípulo do amor
Carrego no peito uma dor
Uma dor que se chama amor

Não sei onde estou
E muito menos quem sou
Não sei quem
Mas estou amando alguém

Sou apenas um discípulo
E um poeta encantador
E só levo o tempo a falar no amor

Não sei onde estou
Porque não tenho amor
E sem amor
Eu nada sou

Na minha última oportunidade, marquei uma reunião com todos eles, Joalisson, Emerson entre outros jovens e como sem falta ela, a amada Morena – citada nos versos. Nessa reunião em alguns momentos olha pra ela fazendo meus olhos penetrarem em seus olhares e assim o poete escreveu:

Vivo por você
Ao ver seus lindos olhos
Meu coração adorou
Não dá pra acreditar
Mas você mim encantou

Seu sorriso lindo
Me fez enlouquecer
Não consigo pensar em nada
A não ser em você

Você é minha vida
O encanto dos meus poemas
Foi bom te conhecer
E é claro valeu apenas

Só vivo por você
Por você sei viver
Dos seus olhos lindos
Não quero me esquecer

Foi a partir daí que as coisas começaram a andar e com apenas poucos dias, a jovem amada que tanto queria já estava fazendo parte da minha vida. Nos namoramos por mais de 4 anos e “foi muito bom enquanto durou”. Esse último poema foi muito útil para eu e ela.

Toda essa passagem foi para mostrar o quanto o Emerson Marciel foi importante na minha vida e é através de suas literaturas que servem não somente pra mim, mas para todas as pessoas que desejam conquistar um coração solitário.
É uma pena saber que nossa região, principalmente Laranjeiras, não dá tanta importância a pessoas como ele, e tantos outros poetas, artistas-plásticos, escultores e etc.
Carlos Alberto – editor do Folha da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário