Rádio Laranjeiras FM

FALANDO AO TEU CORAÇÃO

FALANDO AO TEU CORAÇÃO - Não andeis ansioso por coisa alguma, tudo será resolvido no tempo de Deus!!!... 🎧Ouça o áudio❤️Abaixo, seja abençoado(a) e fortalecido(a) na fé nesta sexta-feira e tenha um🙏 bom final de Semana na graça e paz do Senhor Jesus.

16 novembro 2010

As primeiras democracias puras no Brasil


Professor Vasconcelos
A República do Brasil foi proclamada em 1889 e até hoje o povo é representado por políticos que não se importam com as opiniões do cidadão/eleitor. A democracia pura usa o conceito da participação popular como base de qualquer sistema de governo. No Brasil há duas iniciativas de democracia pura em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, com o Conselho dos 500 e o bairro de Cognópolis, com o objetivo de resolver seus assuntos e designar dirigentes em sua administração. Foi convencionado entre os seus fundadores, fazer a sociedade funcionar sob os princípios e sistemas da doutrina da democracia pura. De maneira que, a todos os moradores, proprietários ou não, foi concedido o direito de se auto-habilitar para discutir e aprovar os seus estatutos. Essa é a participação popular que temos que resgatar no Brasil. Em todas as nações com o regime de representação política aplicaram a solução do mais forte, não somente na política, mas em seu direito civil, abrangendo sindicatos, órgãos de classe (como a OAB), associações, etc; dando origem a disputas do poder com o emprego inclusive de propaganda agressiva e enganosa; tendo ocorrido até mesmo casos de homicídio, tal como aconteceu recentemente num sindicato em São Paulo. Hoje o mesmo esquema de luta, entre poderosos e oportunistas na política, é também adotado em todas as associações. Em palavras conclusivas, a experiência de democracia pura nessa comunidade deixa antever a forma racional como as pessoas podem diretamente resolver seus assuntos com a ajuda precisa e veloz da internet, eliminando-se o primitivismo dos métodos de eleição e dispositivos da democracia representativa e a falácia da fictícia representação. De qualquer forma, observa-se que essa experiência demonstra quão viável e racional é o funcionamento da democracia pura, podendo ser facilmente implantada em um país como o Brasil.
Professor Vasconcelos é advogado, filósofo e autor do livro “Democracia Pura”, publicado pela editora Nobel. (Diário de Notícias 4803)

Nenhum comentário:

Postar um comentário