05 junho 2014

Petrobras perde participação na produção brasileira de petróleo e gás

A participação da Petrobras na produção brasileira de petróleo e gás recuou quase 10 pontos percentuais em um ano, com outras empresas mais do que dobrando sua produção no período favorecidas pela maior exploração do pré-sal.
Os dados foram divulgados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) nesta terça-feira (3).
Em abril de 2014 a participação da estatal foi de 85,2% na produção nacional de óleo e gás, ante uma fatia de 93,8% uma ano antes.
Nesse mesmo período, outras concessionárias viram sua produção saltar 164%, para 393,6 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd), segundo dados da ANP analisados pela Reuters.
"São investimentos que elas (outras concessionárias) tiveram em parceria com a Petrobras, que estão maturando. Como a tendência da produção brasileira é crescer através do pré-sal, isso é normal", disse o especialista em energia Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie).

PRÉ-SAL

A extração de petróleo e gás abaixo da camada de sal, que tem batido recorde mensais, cresceu mais de 40% em um ano, mostraram dados da ANP, para 503,6 mil boepd, informou a ANP.
A Petrobras, embora também registre um crescimento na produção do pré-sal, enfrenta um declínio mais rápido do que o esperado da extração de campos mais antigos, no pós-sal, segundo o especialista.
Essa queda ocorre especialmente na Bacia de Campos, ainda a principal área produtora do país.
Nos últimos anos, para viabilizar técnica e financeiramente a exploração do pré-sal, nova fronteira da indústria petroleira no país que exige investimentos massivos, a Petrobras formou diversos consórcios com empresas estrangeiras.
O maior contrato foi firmado para exploração da reserva gigante de Libra, que deve começar a produzir nos próximos anos.

BG

A britânica BG foi a segunda principal concessionária no país em abril, com produção de 70 mil boepd em abril, alta de quase 70% em 12 meses.
Segundo Pires, a concessionária deve reforçar ainda mais, nos próximos meses, sua posição como segunda principal produtora de óleo e gás do país, porque é sócia da Petrobras no campo de Lula, um dos mais promissores do pré-sal brasileiro.
A produção de petróleo do Brasil totalizou 2,146 milhões de barris por dia em abril, alta de 1,3% ante o mês anterior e de 11,6% frente abril de 2013.
Incluindo a extração de gás, a produção nacional atingiu 2,667 milhões de boepd.

PARADAS PROGRAMADAS

A produção da Petrobras somou 2,56 milhões de barris/dia de petróleo e gás em abril, alta de 0,4% ante o mês anterior e de 0,3% na comparação com o volume extraído um ano antes, informou a empresa na sexta-feira (30).
A estatal ressaltou que paradas para manutenção evitaram um crescimento maior.
Já a produção exclusiva de petróleo da Petrobras no Brasil, que responde pela maior parte do total produzido pela empresa, atingiu 1,933 milhão de barris por dia em abril, aumento de 0,4% ante março e de 0,5% sobre o mesmo mês do ano passado.
Segundo a empresa, por conta das paradas programadas para manutenção, o FPSO Vitória deixou de produzir 8,6 mil barris por dia em abril e a P-51 deixou de extrair 4,3 mil barris. 
Fonte: Folha Online - 03/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário