Em 2011, a marca chegou 16 dias mais
tarde que neste ano. A contagem da associação considera tributos federais,
estaduais e municipais
O impostômetro atingirá nesta quinta-feira, ao meio-dia, a marca de 900 bilhões de reais em tributos pagos pelos brasileiros desde 1º de janeiro, de acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em 2011, a marca chegou 16 dias mais tarde que neste ano. A contagem da associação considera tributos federais, estaduais e municipais.
"Embora o Produto Interno Bruto (PIB) tenha sofrido queda, a arrecadação tributária novamente bate recorde", disse Rogério Amato, presidente da ACSP. Para ele, o governo precisa ficar atento a seus gastos a fim de evitar aumento do déficit público em um momento delicado para toda a economia mundial.
A virada para a marca de 900 bilhões de reais pode ser acompanhada tanto no painel que fica na Rua Boa Vista, no centro da capial paulista, quanto no site do Impostômetro na internet. A marca de 1 trilhão de reais em 2011 foi batida em 13 de setembro.
Déficit – Nesta terça-feira, o Banco Central (BC) informou que o setor público consolidado encerrou junho com déficit nominal de 13,325 bilhões de reais. Segundo o BC, o rombo nas contas públicas é maior que o verificado em igual mês do ano passado, quando o saldo negativo ficou em 5,618 bilhões de reais. O déficit nominal acontece sempre que a economia realizada pelo governo para pagar os juros (o superávit primário) é insuficiente para pagar os juros do período.
(com Agência Estado)
Fonte: Veja online - 01/08/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário