Rádio Laranjeiras FM

FALANDO AO TEU CORAÇÃO

FALANDO AO TEU CORAÇÃO - Não andeis ansioso por coisa alguma, tudo será resolvido no tempo de Deus!!!... 🎧Ouça o áudio❤️Abaixo, seja abençoado(a) e fortalecido(a) na fé nesta sexta-feira e tenha um🙏 bom final de Semana na graça e paz do Senhor Jesus.

17 agosto 2012

“Consumidores não devem aceitar que bancos decidam por eles”, diz advogada Advogada da Euroconsumers foi uma das debatedoras do seminário da Proteste



Advogada belga Françoise Domont defende: organizações devem educar consumidores Leo Martins / Agência O Globo


RIO — As consequências do crescimento da oferta de crédito e os seus riscos foram tema dos debates ocorridos no seminário internacional promovido pela Proteste, terça-feira, em São Paulo. A advogada belga Françoise Domont, gerente de Informação Jurídica, Internacional, Econômica e Financeira da Euroconsumers - organização formada por grupos europeus que atuam na defesa do consumidor -, foi uma das debatedoras. Ela defende o direito dos consumidores ao acesso à informação sobre os produtos bancários para que possam fazer a melhor escolha sobre a aplicação do dinheiro que têm e contratação de empréstimos e financiamentos.


— As pessoas precisam ser educadas porque elas não conhecem os produtos financeiros. É claro que deveriam se interessar mais por isso e os bancos serem mais transparentes. Mas não é o bastante. Não é possível sonhar que os consumidores, de maneira geral, são realmente capazes de compreender a complexidade dos produtos bancários. Então, é papel das nossas organizações ajudá-los a compreender isso.

Para Françoise, organizações como a Proteste e Euroconsumers devem auxiliar os cidadãos a entender que existem diferenças entre os bancos e escolherem o mais adequado:

— Consumidores não devem aceitar que os bancos e os governos decidam o que é melhor para eles. Têm de fazer suas próprias escolhas.

Já o advogado, diretor da associação espanhola de consumidores OCU - que integra a Euroconsumers - e representante das entidades europeias no G-20, que também participou do seminário, defende junto a estes países uma regulamentação “robusta” que proteja os consumidores, como forma de evitar novas crises econômicas como a que assola a Europa.

— Se existissem leis mais duras sobre o empréstimo responsável na União Europeia, que é uma das nossas reivindicações, não teriam concedido hipotecas a pessoas que não podem pagá-las. Se evitaria não somente fazer com que algumas famílias acabassem na rua, mas também pôr em perigo todo o sistema financeiro mundial.

Fonte: Globo.com, em 14/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário