03 abril 2012

Denúncia à polícia é arma para lesado por loja virtual



Caso envolvendo compradores da Barra serve de alerta para cuidados a serem tomados
Rio -  A facilidade para comprar pela Internet, seja pela rapidez, seja pelos preços mais em conta dos produtos, esconde uma série de transtornos para os compradores incautos. A não observância de certos cuidados — válidos também para uma compra presencial — pode trazer enormes prejuízos para o consumidor, como o não recebimento de um produto pago à vista pela Internet.

Como o ‘Informe do Dia’ denunciou na edição de ontem, a 16ª DP (Barra da Tijuca) abriu inquérito para investigar a denúncia de diversos consumidores que compraram produtos eletrônicos pelo site da loja Rhayza Veículos e Eletrônicos, que funcionava no shopping Città América. Eles reclamam que produtos não foram entregues.

Ofertas na Internet são atrativos para jovens caírem em golpes ao fornecer dados pessoais | Foto: Divulgação

Coordenadora institucional do Protest — Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Maria Inês Dolci, afirma que, nesses casos, o registro de ocorrência em delegacias de polícia é o melhor caminho. “O cliente prejudicado deve ainda fazer a denúncia nos órgãos de defesa do consumidor, pois as empresas virtuais podem continuar lesando consumidores”, afirmou a coordenadora.


De acordo com Maria Inês, a compra pela Internet requer cuidados maiores por parte do consumidor: “Antes de qualquer compra virtual, é necessário obter informações da empresa com amigos e outros compradores, obter o CNPJ e endereço e desconfiar de preço muito abaixo do mercado”, disse.

Cuidado ao fornecer dados pessoais nas compras feitas pela Internet

O blog Pagamento Digital dá dicas de cuidados que o consumidor deve ter ao comprar pela Internet:

Pesquise: Faça comparação de preços de produtos em vários sites. Onde estiver muito abaixo dos outros, desconfie. Pode ser erro da loja ou um golpe.

Registro da loja: Se tiver a terminação .br, acesse o registro.br para obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Depois, consulte a Receita Federal para demais informações sobre a loja.

Depoimentos: Verifique se as pessoas falam sobre a loja, produtos ou serviços oferecidos.

Dados: Ao digitar os dados, certifique-se de que há um cadeado no navegador. Investigue quais são as medidas de segurança adotadas pela empresa.

Compra e pagamento: Sempre anote todos os dados, valores, forma de pagamento, números de protocolo ou pedidos. Guarde os e-mails trocados com a loja e exija a nota fiscal, além de garantia de trocas.

Sites tentam pegar incautos

A secretária de Defesa do Consumidor do Município do Rio, Solange Amaral, recomenda muito cuidado na hora de fornecer informações do cartão de crédito numa compra virtual. Segundo ela, hoje os sites de compras coletivas “são os que mais apresentam irregularidades”.

As entidades de defesa do consumidor recomendam que os pais observem os acessos dos filhos a lojas virtuais, pois os jovens são mais suscetíveis a promoções. “Muitas lojas virtuais tentam pegar os incautas. Todo o cuidado é pouco”, alerta Solange Amaral.


DE LUPA

EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO — A página www.proconcarioca.org.br oferece dicas para o consumo responsável. “A educação é a melhor forma de evitar casos de golpes virtuais”, diz Solange Amaral.


COMPRAS COLETIVAS — De acordo com a Secretaria de Defesa do Consumidor do município do Rio, 17 sites de compras coletivas apresentaram irregularidades na oferta e na venda de produtos e serviços oferecidos pela Internet.

Fonte: O Dia Online - 02/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário