Quem tem cartão de crédito ou está perto de contratar um deve prioritariamente listar suas pretensões com o plástico e só então correr atrás da tarjeta mais compatível com os seus hábitos financeiros. "As três informações principais que o consumidor deve saber são: anuidade, benefícios desejados e custo efetivo total, que são os encargos e os juros do cartão", orienta a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Maria Inês Dolci. Para facilitar a pesquisa, o Idec lançou o Minha Escolha Certa, que permite comparar 77 cartões de créditos.
Para usar a ferramenta o consumidor deve acessar o site www.proteste.org.br/calculadoras/cartao-de-credito. No primeiro acesso, deverá identificar se já tem ou não cartão de crédito. Se já tiver, terá de especificar o nome do banco emissor e a categoria da tarjeta. Ao clicar no botão ‘Próximo′, o interessado irá acessar a segunda página, onde poderá escolher uma das seguintes opções: ‘Não quero ter custo′, ‘Quero muitos benefícios′ ou "Ainda quero juros baixos′.
Se quiser detalhar ainda mais seus objetivos com o plástico e aperfeiçoar a pesquisa, o usuário pode apenas preencher o lado direito da página onde estão os seguintes questionamentos: 1) anuidade desejada; 2) renda mensal; 3) juros no crédito rotativo; 4) benefícios e vantagens; 5) bandeira preferida; 6) cobertura. O consumidor deve selecionar uma alternativa para cada item.
Ao fazer a escolha, o usuário será direcionado para uma página que exibirá os cartões mais parecidos com o seu perfil. Quem já usa o plástico verá que a ferramenta indicará a mensagem ‘Este é o seu cartão′. Haverá também o selo ‘A escolha certa′ ao lado da modalidade considerada ideal pelo Proteste. "É fácil de usar e é uma boa ferramenta para comparar o próprio cartão com outros. Ao encontrar alternativas mais interessantes, o consumidor pode buscar melhores condições com o gerente do banco onde já é cliente", opina o sócio da Praxis Education Maurício Galhardo, que testou a ferramenta junto com a equipe do Diário. Por outro lado, em determinadas buscas, a pesquisa apresentou erros de navegação. Além disso, nem todas as opções escolhidas propiciam resultados. Em alguns casos, o usuário poderá se deparar com mensagem ‘Nenhum cartão foi encontrado′. "Parece que há muitos filtros para quantidade pequena de cartões que visam atender todas as necessidades", diz Galhardo.
O especialista também diz que os consumidores não devem ficar presos apenas ao conteúdo da ferramenta. "Por mais que sejam listados os benefícios do cartão, não há nem 10% do que o cliente pode acessar. Da mesma forma que a anuidade descrita também é relativa, já que está mais relacionada à movimentação do cliente do que no banco para conseguir abonar o custo", destaca Galhardo.
PONTUAÇÃO - Antes de trocar o cartão, o consumidor deve ficar atento aos pontos acumulados, que podem ser trocados por prêmios ou passagens aéreas. Maria Inês recomenda a transferência da pontuação antes de cancelar o plástico. Além disso, caso tenha pago a anuidade, a operadora ou o banco emissor terá de devolver o valor do período em que o cartão foi usado. Diário do Grande ABC
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