11 janeiro 2012

Rixa no PT de Estância: Mário x Joaldo, Artur contra Dudud

Lamentavelmente é o que ouvimos nas ruas de Estância. O povo é sábio!


Todos devem ter oportunidade e o direito de participar da vida política brasileira. A Constituição Federal garante que qualquer cidadão pode votar e ser votado, mas o que se passa em alguns momentos partidários em Estância, é a tentativa de exclusão daquele que quer fazer o seu direito valer.
O PT de Sergipe está em situação privilegiada quando se trata da chefia do Estado. Alguns petistas do interior acham que essa mesma vantagem pode e deve acontecer no meio deles: eu sou do partido ou aliado a Déda e tenho que ser o candidato.
Por isso que muitos querem disputar Prefeituras e Câmaras. Tudo bem, que participem aqueles que fizeram e fazem algo pelo povo de Estância. Mas não entrem para a disputa, simplesmente por entrar para satisfazer a vaidade, que às vezes fala mais alto, ou porque estão com a “faca e o queijo nas mãos” e além do mais contando com apoio de “deputados endinheirados” e que podem ser os ‘cofres’ para as campanhas. Lamentavelmente é o que ouvimos nas ruas de Estância. O povo é sábio!
No Partido dos Trabalhadores, PT de Estância, a “coisa está pegando”. No último domingo, 8, o Professor Dudu, có-fundador dessa agremiação partidária em Estância e atual presidente da CUT/SE, pelo que já sofreu em campanhas passadas, teme em mais uma excluírem seu nome da sucessão municipal. Ele nos disse, no início da noite desse dia, que o PT não vai desenvolver os debates internos com os filiados para beneficiar  o vereador Artur Oliveira (leia matéria neste site). E segundo Dudu, Artur tem a maioria no partido e pode ser o escolhido pelos seus companheiros aliados.
Por outro lado, a ‘briga’ vem acontecendo agora entre o presidente do PT (Estância), Mário Dias e o ex-presidente dessa mesma sigla, Joaldo dos Santos.
Todos dois: Mário e Joaldo devem estar com mais vantagens no PT do que os outros filiados. E se Joaldo entrar para a disputa a divisão reina e o PT pode perder a chance de eleger alguém.
Veja por que: Joaldo, um rapaz muito ‘crescido’ para sua idade, abelhudo no querer saber e entender de política, dizem que é o assessor do deputado federal Rogério Carvalho. Ele, por indicação da ala do governador Marcelo Déda, esteve na intervenção do Hospital Regional Amparo de Maria (HRAM), sem render muitas coisas ou quase nenhuma em benefício daqueles servidores, conseguiu ter inclusive um outdoor (painel imenso de 3 metros), onde foi colocada a sua foto, afixado numa das ruas de Estância e mostrado para quem quisesse ver. Sem citar centenas de calendários com sua imagem, que foram distribuídos na cidade. Se foto valer alguma coisa, Joaldo já pode se considerar eleito, até porque foi o filiado do PT que mais mostrou a cara.
Mas ele se contradiz. Uma vez, disse-me, como ainda ao colega Augusto Santos, que não ia sair candidato a nada, apenas ia coordenar a campanha de Artur. Também falou para outros essa decisão, inclusive para membros da cúpula municipal do seu partido. De repente diz, segundo nos informou um aliado do grupo, que pretende ser candidato a vereador. Mas vamos terminar de relatar essas linhas com Joaldo porque ele pode se achar. Quem o conhece sabe!
Já o Mário Dias, que não perde também para o Joaldo em questão de outdoor, material que custa caro no comércio publicitário, teve a sorte que muitos membros mais antigos não tiveram, a de estar atualmente presidindo o PT de Estância.
Mário é um moço que gosta de marcar posição, porém agrada a todos, quando às vezes deixa de expressar o conteúdo da discussão para simplesmente agradar.
A rixa é pesada. Dudu insatisfeito com o que estão fazendo com ele, disse-me que vai ganhar as ruas para levar ao povo a injustiça dentro do PT de Estância.
Quanto aos dois pré-candidatos a vereador, eles já andam se olhando estranhamente. Mário deixou de ir à confraternização do vereador Artur, enquanto que Joaldo andava no salão do Sindisa alegremente e posando para fotos de sites. É um mancebo que estar no poder e $onha estar mais ainda nele.
Na enquete que o portal A Tribuna Cultural realizou, que expira hoje, dia 10, Mário Dias vence Joaldo com 36 votos a 12. (do DC com base nos dados do NE Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário