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25 agosto 2010

Veja Lula criticando eleitor; Correspondências atrasadas poderão causar idenização para cliente

Lula critica eleitorado de SP por não ter eleito Delfim
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem uma crítica ao eleitor paulista que deixou de eleger Delfim Netto (PMDB) como deputado federal nas eleições de 2006. Em discurso durante evento da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib), Lula não citou nomes, mas criticou o fato de que foram eleitas outras pessoas tão merecedoras de voto quanto Delfim mas, na avaliação de Lula, menos competentes que Delfim. “Um povo politizado, como o de São Paulo, deixou de eleger um Delfim Netto e elegeu outras pessoas, quem sabe, tão merecedoras de voto como ele, mas bem menos competentes para ser parlamentares como ele”, afirmou. Lula defendeu a necessidade de se fazer uma reforma política de forma a dar solidez aos partidos, mas pregou um voto mais consciente para melhorar o nível dos representantes na Câmara dos Deputados. “Se a gente não melhorar também o nível das pessoas que vão nos representar na Câmara e no Senado, a gente não pode reclamar depois”, disse o presidente.
Projeto obriga Correios a indenizar cliente em caso de atraso

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7354/10, do deputado Julio Delgado (PSB-MG), que obriga a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a ressarcir os clientes nos casos de desvio ou atraso na entrega de objeto postal. Conforme a proposta, os Correios pagarão aos clientes de 20% a 80% da tarifa postal quando o valor do objeto não tiver sido declarado ou de 20% a 100% do valor do objeto quando este tiver sido declarado. O valor da indenização varia de acordo com o atraso ou os dano praticado. O projeto altera a Lei 6.538/ 78, que disciplina o recebimento, o tratamento e a expedição de objetos pela ECT. O parlamentar argumenta que a norma é omissa em relação à indenização de clientes prejudicados. De acordo com a ECT, em 2008, 93,7% dos objetos foram entregues no prazo previsto, diante de uma meta de 97%. O autor explicou que, apesar de parecer pequeno, no total de 6 bilhões de objetos postados, 400 milhões de problemas são um número muito alto do ponto de vista do consumidor. Ele disse ainda que a qualidade dos serviços vem caindo. Em 2004, o índice de pontualidade superou 95% para objetos postais simples e alcançou 99% para encomendas expressas e serviços agrupados, tais como os malotes. Delgado citou pesquisa realizada em 2006 segundo a qual 54% dos usuários de serviços expressos consideram o cumprimento do prazo de entrega o principal atributo de qualidade. “Há, portanto, um distanciamento entre o que o usuário dos Correios espera e o que a empresa efetivamente oferece”, disse. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Retirado do Diário de Notícias.

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