08 agosto 2019

O que significa a fé sem obras é morta?


A Bíblia diz que a fé sem obras é morta porque a verdadeira fé salvadora produz uma mudança na vida de quem crê. A velha vida não pode continuar. A pessoa salva por Jesus tem o coração voltado para o bem e isso se reflete em sua vida.
Tiago 2:17-19 diz que as obras dão vida à fé. São as nossas obras que provam que temos fé em Jesus. Sem obras que revelam uma vida dedicada a Deus, a fé é inútil.

As obras são necessárias para a salvação?
Não, as obras não nos salvam. A Bíblia é muito clara: apenas a fé em Jesus nos salva (Efésios 2:8-9). Não podemos nem precisamos fazer nada para merecer a salvação. Com sua morte e ressurreição, Jesus nos dá acesso gratuito à salvação, através da fé.
A salvação é um presente de Deus, que Ele nos dá porque Ele é bom. Ele não nos salva por causa de nosso mérito. Ninguém consegue atingir o nível de perfeição de Deus para merecer a salvação. Somente a fé no poder de Jesus pode nos salvar (Romanos 3:23-24).

Então por que a fé sem obras é morta?
A fé sem obras é morta porque não fez diferença nenhuma na vida da pessoa. A fé salvadora em Jesus implica arrependimento dos pecados e a transformação do coração (2 Coríntios 5:17). Quando o Espírito Santo entra no coração na conversão, surge o desejo de seguir Jesus e abandonar o pecado. Essa mudança interior vai depois se refletir nas ações exteriores.
Nossas crenças influenciam nossas ações. Se uma pessoa diz que tem fé em Jesus mas isso não afeta sua vida de maneira nenhuma, essa fé é suspeita. Quem é salvo por Jesus vai mostrar os frutos dessa fé em sua vida (Mateus 7:18-20).
Se a fé em Jesus é apenas acreditar, até os demónios acreditam! A fé salvadora é algo maior, que mexe com o coração e transforma a vida. A fé nos leva a agir. Quem ama a Deus também ama seus irmãos e ama o bem (1 João 4:20-21).

As boas obras não salvam mas são a prova que somos salvos. Esse é nosso objetivo na nossa nova vida com Jesus: realizar as boas obras que Deus preparou para nós (Efésios 2:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário