03 dezembro 2011

Parecer de Márcio Macêdo beneficia parturientes do país


Projeto obriga hospitais afixar aviso sobre acompanhante

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira, 30, relatório do deputado federal Márcio Macedo (PT) favorável ao Projeto de Lei 5.672/2009, que altera artigo da Lei nº 8.080, que trata da promoção, proteção e recuperação da saúde no país.  O projeto relatado pelo parlamentar obriga os hospitais de todo o Brasil a afixar em local visível em suas dependências aviso informando sobre o direito da parturiente a acompanhante. A proposta é de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT).

Segundo Márcio Macêdo, a garantia do acompanhante é uma das várias formas de assegurar a humanização dos partos tanto em hospitais públicos quanto particulares. Em seu parecer, Márcio Macêdo destaca ser a humanização do parto uma das principais conquistas positivadas na Lei nº 11.108/05, que permitiu a presença do acompanhante – geralmente o pai – no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje, por falta de informação, muitas mulheres deixam de exigir a presença do acompanhante. O presente projeto visa corrigir essa falha”, explicou.
Agora, o projeto com a alteração será publicado no Diário da Câmara e, durante cinco sessões, ficará à disposição dos deputados para interposição de recursos. Não havendo nenhum recurso, o texto retornará à CCJ para análise e votação da redação final. Aprovada a redação, o texto seguirá para apreciação do Senado Federal. (Infonet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário