30 janeiro 2012

Contratar seguro do carro sem pesquisar pode quadruplicar custo da apólice

Imagine que o seu seguro automotivo está prestes a vencer. Enrolado com as tarefas do cotidiano, você opta pela solução mais simples e apenas autoriza a renovação automática, sem checar outras propostas.

A situação é mais comum do que se pensa. Fechar a apólice com a mesma companhia pode ser a decisão mais prática, mas nem sempre é a mais barata.

A Folha simulou cotações em algumas das principais seguradoras do país e verificou diferenças de até 396% entre os valores cobrados por uma apólice com o mesmo perfil de cliente e modelo de carro.

Análise de perfil

As seguradoras definem suas políticas de preços das apólices a partir de análises de mercado e experiências obtidas em suas carteiras de clientes.

São avaliados grupos com perfis semelhantes e o custo médio de cada tipo de evento. Daí surge o índice de sinistralidade.

"Os principais fatores que interferem no custo do seguro são o modelo do veículo e a região de domicílio do segurado, além de idade, sexo, tempo de habilitação e tipo de franquia", diz Jabis de Mendonça, diretor de automóveis do Grupo BB Mapfre.

Quem pesquisa, gasta menos. "Cheguei a economizar quase R$ 1.000 na última renovação que fiz. Não dá para ser fiel a uma seguradora ou a um corretor", diz o investigador de polícia Felipe Bitu, 31, proprietário de um Volkswagen Santana 1996.

′Roubalidades′

O levantamento feito pela Folha mostrou também que algumas seguradoras oferecem preços melhores para carros compactos, enquanto outras apresentam orçamentos mais em conta para veículos maiores e mais caros.

"Antes de comprar o Honda Civic, tive um carro menor. Lembro que minha atual seguradora apresentou um orçamento caríssimo para a apólice do compacto, e optei por outra empresa. Mas, para o carro que tenho hoje, a proposta foi muito boa", conta o arquiteto Fausto Pereira de Oliveira, 29.

Caso não utilizem o seguro, os clientes ganham bonificações a cada renovação, que são cumulativas. Porém, isso não significa que haverá redução no preço da apólice.

"Acabo de renovar o seguro com a mesma empresa. Apesar de não ter mudado de endereço nem usado os serviços contratados, a apólice ficou R$ 130 mais cara. A seguradora disse que o risco de roubarem o meu carro aumentou", diz a advogada Flávia Moreira Bacha Meana, 37, dona de um Peugeot 207 Passion 2011.

Mentir sobre o perfil

Tentar enganar a seguradora pode trazer consequências. A empresa terá o direito de negar o pagamento se ficar provado que o cliente mentiu ao preencher o questionário. Há ainda o risco de ser processado por estelionato. Folha Online

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